Programa

A aluna e o aluno aprenderão o que são dados e como utilizá-los em prol de uma campanha de comunicação. Além disso, como produzir um relatório eficiente com dados e de que forma construir visualizações de dados de modo a incrementar a eficiência de campanhas de comunicação. No mesmo sentido, as/os estudantes irão entender como os dados podem elevar os resultados da comunicação segmentada e impulsionada na internet e como redes e algoritmos podem ser hoje ferramentas essenciais de comunicação eleitoral e de marketing digital.


Atividades Assíncronas:

A datificação das campanhas (2h)

História das campanhas online (2h)

Atividades Síncronas:

Aula 1 (2h): "O que são dados e como eles podem me ajudar";

Aula 2 (2h, atividade prática): "Atividade prática com dados ";

Aula 3 (2h): "Visualização de Dados: gráficos interativos, ferramentas e dashboard";

Aula 4 (2h, atividade prática): “Como criar gráficos em aplicativos e montar um relatório”;

Aula 5 (2h): "Political Ads: histórico, estratégias e desafios do impulsionamento digital em eleições";

Aula 6 (2h, atividade prática): “Criando um monitor de anúncios políticos”;

Aula 7 (2h): "Análise de redes complexas: bases conceituais e análises aplicadas à comunicação política";

Aula 8 (2h, atividade prática): "Utilizando algoritmos de análise de redes para mapeamento de nichos online".