O aluno de primeiro ano deverá assistir
recém-nascidos na sala de parto, alojamento conjunto, cuidados intermediários e
intensivos neonatais, além de acompanhar recém-nascidos a termo em nível
ambulatorial.
No
segundo ano, o aluno prestará assistência em sala de parto a recém-nascidos de
risco, sob cuidados intensivos neonatais de maior complexidade, incluindo
cardiopatias congênitas, pré/pós-operatórios e procedimentos diagnósticos por
imagem, atividades de supervisão e transporte intra/extra-hospitalar, além do
seguimento ambulatorial multidisciplinar de recém-nascidos de risco.
Ao
término do programa o médico especialista deverá possuir as seguintes
habilidades:
Área
Cognitiva: Interpretar e discutir os dados de morbimortalidade perinatal; Diferenciar
os recém-nascidos de alto e médio risco; Realizar monitorização dos sinais
vitais; Conhecer a etiologia, fisiopatologia e o diagnóstico das doenças
neonatais; Interpretar exames
subsidiários laboratoriais, gráficos e de imagem; Tratar e prevenir as doenças
prevalentes no período neonatal; Prescrever nutrição enteral e parenteral; Conhecer a morbidade associada ao transporte
neonatal; Avaliar o risco pré-operatório e as complicações pós-operatórias; Formular
o prognóstico neonatal e pós-neonatal; Acompanhar o desenvolvimento de neonatos
de risco, incluindo os de muito baixo peso; Orientar os pais quanto aos
cuidados com o recém-nascido; Avaliar e orientar a alta hospitalar do
recém-nascido; Favorecer o vínculo mãe-filho e a humanização ao atendimento
perinatal; Organizar a assistência perinatal
Área
Afetiva: Reconhecer a importância de
assistir globalmente o recém-nascido e sua família; Sensibilizar a família da
importância e manutenção do aleitamento materno; Sensibilizar-se ante a
separação mãe-filho nas internações ; Reconhecer os aspectos bioéticos que envolvem
o paciente de extremo baixo peso, a presença de doença grave e/ou de anomalia
congênita e a morte no período perinatal; Reconhecer a importância do trabalho
em equipe e multiprofissional; Adquirir e/ou desenvolver o espírito científico
e buscar atualização.
Área
Psicomotora: Examinar o recém-nascido; Iniciar
o atendimento imediato incluindo procedimentos de reanimação; Realizar
monitorização da temperatura, cardiorrespiratória e hemodinâmica; Manusear
incubadora, berço aquecido, monitor cardíaco e de pressão, oxímetro e
capnógrafo, bombas de infusão, bilirrubinômetro, aparelhos de fototerapia e
ventiladores; Realizar sondagem naso/orogástrica, intubação traqueal,
ventilação manual e mecânica, cateterismo umbilical arterial e venoso,
administração de surfactante, medida de pressão arterial invasiva e não
invasiva; Realizar punção capilar, arterial, venosa, lombar, abdominal e
vesical; Realizar acesso vascular central por punção percutânea, drenagem
torácica e exsanguineotransfusão; Colher exames laboratoriais; Seguir técnicas
para antissepsia pessoal, de equipamentos e ambiental; Transportar
recém-nascidos criticamente doentes.
A
programação didática teórica enfatiza a atualização dos conhecimentos de acordo
com as melhores evidências científicas e tem a função de desenvolver a
capacidade crítica da leitura de textos e artigos científicos e aprofundar os
meios para a contínua atualização médica. Contém conceitos elementares de
epidemiologia e estatística aplicada à saúde; ética, bioética médica e ética em
pesquisa; legislação sanitária
Sistema de Avaliação
O
controle da frequência é realizado diariamente durante as atividades práticas e
nas atividades teóricas
A
cada 3 meses (4 vezes/ano), o desempenho do aluno será avaliado pelo
responsável de cada setor, pelo preceptor ou docente por meio de escala de
atitudes, que inclui assiduidade, pontualidade, responsabilidade, iniciativa,
habilidades adquiridas, comportamento ético, relacionamento com a equipe de
saúde e com a família, interesse e participação nas atividades
teórico-práticas. Os critérios e os resultados de cada avaliação deverão ser de
conhecimento do aluno.
A
avaliação teórico-prática será realizada ainda através dos seguintes processos:
- Prova teórica com questões de múltipla escolha e
discursivas sobre o conteúdo discutido – semestral (total de 4 provas durante o curso);
- Avaliação do desempenho do aluno na condução dos
casos à beira do leito - trimestral
- Avaliação do desempenho do aluno na preparação e
apresentação de aulas expositivas sobre os temas selecionados - semestral
- Avaliação participação na discussão dos artigos e
na elaboração de protocolos de serviço -
anual
- Mini-Cex - semestral
- Avaliação de desempenho em atividades em Laboratório de simulação
- trimestral
- Avaliação
da participação em atividades junto ao Núcleo de Segurança do Paciente e
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - anual
- Avaliação 360? - anual
- Desempenho em reuniões da equipe multiprofissional
com famílias - anual
- Portifólio - anual