Programa

Breve introdução ao contexto cultural indiano e à vida do Buda


O Budismo através da Ásia até o Ocidente

- O Budismo indiano, do Buda até a filosofia do Madhyamaka de Nagarjuna, c. 200 d.C. e Asa?ga e Vasubandhu, filósofos do Yogacara, c. 350 dC.

- A escola Shravakayana, as 18 seitas do séc. III aC e a expansão do Theravada para o Sri Lanka (trad. séc III dC) e posteriormente para o Sudeste Asiático. Aspectos do Budismo Theravada.

- Introdução do Budismo na China com An Shigao e a primeira tradução de escrituras budistas para o chinês, c. 150-180 dC. As sete escolas originais do Budismo chinês e seus desenvolvimentos, as escolas chinesas do Tiantai, Huayan, Chan e Terra Pura.

- Introdução do Budismo na Coreia após o séc. IV dC e a crítica coreana aos preceitos do Mahayana. Introdução do Budismo no Japão c. séc VI, as principais escolas sino-japonesas (Tendai, Kegon, Jodo e Zen) e as escolas Shingon e Nichiren.

- O Budismo tibetano após a conversão de Tri Songdetsen em 762 dC e a fundação do primeiro mosteiro tibetano em Samyé em c. 779 dC, linhas gerais da história do Budismo tibetano e a iconografia tibetana.

- O Budismo no Ocidente: Budismo e Orientalismo a partir do séc XIX com o envio de c. 400 manuscritos budistas para Londres e Paris em 1837 e a fundação da Pali Text Society em 1881. - O Budismo como religião secular e o Budismo global nos sécs. XX e XXI.


As grandes questões do Budismo

- Retomando as questões associadas ao Budismo de Buda e suas primeiras cismas e grandes linhas de ruptura.

- Debates e controvérsias:  Budismo e suas visões sobre a dualidade, a natureza do Real, as percepções humanas e o conhecimento, a transcendência, a transmigração, a linguagem e o vazio.

- A filosofia e as propostas budistas em diálogo com a filosofia ocidental.