Programa

Módulo I  - Do Sarau ao algoritmo: A música e sua história disruptiva

 

•          A Música Como Ferramenta de Comunicação – Geral (dados comparativos)

•          História disruptiva – ao vivo / partitura / fonógrafo / rádio / vinil / digital (CD e DVD) / internet (Napster e o Streaming) / lives (dados comparativos)

•          Inspiração – A mensagem do compositor

•          Música adequada – Sentimentos / Mensagem

•          Mercado de promoção (e não publicitário) - Comunicação para o sucesso Rádio / Web (fãs) / TV / Imprensa

•          Áudio/Vídeo – Distribuição

 

Módulo II - Rádio: seu amigo de todas as horas.

 

•          Veículo ‘primário’ e gratuito da música e ampla penetração;

•          Surpreendente, diário, onipresente, companheiro de todas as horas;

•          O comunicador;

•          Memória afetiva _ A emoção da ‘história’ / Conhecer o público (pesquisa);

•          Artistas parceiros _ Show / Promoções / Presença ? Jabá;

•          Rádio analógica e rádio digital;

•          Medição de audiência;

•          Regulamentação, direitos autorais (links e material complementar), ECAD e outros;

•          Ouvinte passivo / limitação do protagonismo

 

Módulo III - Estratégia para música na Era Digital

 

•          A música é visual

•          O que dizer em imagens – O ponto de vista do intérprete

•          O Artista e o Diretor do Clipe

•          Como segurar audiência: a medição controlada

•          Ouvinte ativo - O público busca

•          Ferramenta promocional autônoma – O artista planeja e executa

•          Contato direto com o fã e mercado – Engajar / Financiar (Financiamento Coletivo: Crowdfunding)

•          Novos modelos de negócios e estruturação de carreiras na Era Digital;

•          Revisitação da centralidade das Gravadoras

 

Módulo IV - Dramaturgia e variedades: Música a serviço de histórias

 

•          Música a serviço da cena e da dramaturgia

•          Música ajudando a contar histórias

•          Repertório - compilado / composto / incidental

•          Musicais: do teatro de revista às superproduções

•          A música e a dramaturgia

•          Mercado de trabalho

•          Direção Musical

•          TV aberta: O que é sucesso? Como é o processo da curadoria?

•          TV fechada / nicho: relevância

•          Consolidação de sucesso

 

Módulo V - Eventos e relação com músicas e marcas

 

•          Eventos abertos ao público

•          Venda de ingressos ou evento grauito

•          Risco e Adequação

Venda de patrocínio e parcerias: prepare-se para a reunião!

•          Cadeia promocional

•          Planejamento de Produção

 

•          Mercado corporativo

•          Propósito

•          Adequação com a marca e público

•          Ineditismo / Exclusividade / Valor agregado (cachê)

•          Introdução aos mecanismos de Lei de Incentivo e Captação de Recursos

 

Módulo VI - Momento atual: para onde vamos?

 

•          O Artista é o conteúdo

•          Artistas são marcas e produtos

•          Hábitos de consumo

•          Plataforma de Lives

•          Música é trilha sonora e não protagonista

 

Método: Zoom

Horário: das 20h às 22h

Dias: 11/08, 13/08, 18/08, 20/08, 25/08 e 27/08