Programa

Bibliografia Básica:

Hesíodo, Teogonia: A Origem dos Deuses. Tradução de J.A.A. Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.

_______ Teogonia. Tradução de Christian Werner. São Paulo: Hexis, 2013.

_______ Os Trabalhos e os Dias. Tradução de Christian Werner. São Paulo: Hexis, 2013.

OVÍDIO, P. Metamorfoses. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto. Lisboa: Livros Cotovia, 2007.

__________. Metamorfoses. Tradução de Domingos Lucas Dias. São paulo. Editora 34, 2017

_________. Amores e a Arte de Amar. Tradução Carlos Ascenso André. São Paulo Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

Principais referências teóricas:

BRANDÃO, Junito. Mitologia Grega. Volume I. II. III. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.

________________ Dicionário Mítico-Etimológico e da Religião Romana Brasília. Edunb – Editora Universidade de Brasilía/Vozes,1993

________________Dicionário Mítico-Etimológico Petrópolis : Vozes, 2014

Bibliografia Complementar:

ARISTÓTELES . A Arte Poética. Tradução Pietro NASSETTI, São Paulo, Martin Claret, 3003

_____________. ARetórica das paixões. Prefácio Michel Meyer, Introdução, notas e tradução do grego Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: martins fontes, 2000.

ARISTÓFANES:  Lisítrata e Termoforiantes, Trad. Trajano Vieira – São Paulo, perspectiva, 2011.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________As Nuvens. Zaahar:  Rio de Janeiro , 1995

DANTE, Alighieri. A Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Paraíso. Tradução e notas de Ítalo Eugênio Mauro. Em português e italiano (original). Editora 34, São Paulo, 1999.

_____________. A Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Paraíso. Tradução Hernani Donato. São Paulo. Editora Abril Cultural, 1981.

ÉSQUILO. Oréstia: Agamêmnon, Coéforas, Eumênides. trad. Mário da Gama Kury, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Tradução Renato Zwick. Porto Alegre. LPM, 2013.

HESÍODO. Teogonia: A Origem dos Deuses. Tradução Jaa Torrano.São Paulo: Editora Iluminuras, 2014.

HOMERO. Ilíada.Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia das

Letras/Pinguim, 2013.

__________. Ilíada. Tradução de Haroldo de Campos. São Paulo: Editora Arx, 2003.

__________. Ilíada. Tradução Manuel Odorico Mendes: eBooksBrasil, 2009.

__________.Odisseia. Tradução Christian Werner. São Paulo: Cosac Naif, 2014. 3v.

HOMERO.Odisseia. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.

__________. Odisseia. Tradução Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2013.

JOYCE, James. Ulysses. Trad. de Caetano Waldrigues Galindo. São Paulo: Penguin / Companhia das Letras, 2012.

KAFKA, Franz. O silêncio das sereias. São Paulo: Folha de São Paulo, 1984. Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/kafka2.htm      Último acesso: 20/07/2015.

KAVÁFIS, Konstantínos. Ítaca: in Odisseia.. São Paulo: Cosac Naif, 2014.

MANGEL, Alberto. Ilíada e Odisseia. Uma Biografia

SARTRE, Jean Paul.As Moscas. Tradução de Caio Liudvik. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2005.

SÓFOCLES, Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona. Tradução Mário da Gama Kury, Zahar, 1990.

SÓFOCLES; EURÍPIDES, Electra (s). Tradução Trajano Vieira. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009

PLATÃO. A República. Jacó Guinsburg organização e tradução. São Paulo, Perspectiva, 2006.

________A República. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2007.

VIRGÍLIO. Eneida. Trad. Carlos Aberto Nunes. Brasília: UnB, 1975

_________. Eneida. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro. Edições de Ouro. s/d

HESÍODO. Teogonia: A Origem dos Deuses. Tradução J.A.A. Torrano. São Paulo: Editora Iluminuras, 2014.

___________. Os trabalhos e os Dias. Trad. Christian Werner. São Paulo, Hedra, 2013

HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia dasLetras/Pinguim, 2013. 

__________. IlíadaTradução de Haroldo de Campos. Saõ Paulo.Ed. Arx, 2003

__________. IlíadaTradução Manuel Odorico Mendes: eBooksBrasil, 2009.

.

__________.OdisseiaTradução Christian Werner. São Paulo: Cosac Naif, 2014. 

__________.  OdisseiaTradução de Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 2013. ( Edição em prosa que facilita a leitura dos iniciantes – mais é bem difícil de encontrar)

__________. Odisseia. Tradução TrajanoVieira. São Paulo: Editora 34, 2013

Bibliografia teórica de referência ( teoria da Leitura):

AUERBACH, Erich.  Mimesis: A Representação da Realidade na Literatura Ocidental, São Paulo: Perspectiva, 2004.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

_______________. Image/music/ text. New York: Hill & Wang, 1977.

BAUDELAIRE, Charles.  Oeuvres complètes, Paris: Éditions du Seuil,1988.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: Crítica social do julgamento. São

Paulo:Edusp.Porto Alegre: Zouk, 2007.

BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da

arte. São Paulo: Educ: 2002.

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro:

Instituto Nacional do Livro, 1962.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.

BENJAMIN, Walter.  Oeuvres II, Poésie et Révolution. Paris: Éditons Daniel, 1971.

________________.  Le conteur In : Oeuvres III,  Paris: Gallimard, 2000

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar : a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BORDEI  Remo. As formas da beleza. Bauru: EDUSC, 2005.

CALVINO, Ítalo: Seis propostas para o novo milênio. São Paulo:Companhia das Letras,1990.

____________: Porque ler os Classicos

CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Itatiaia, 1981, V. 1,2

________________. Ficção e Confissão. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da Ficção. São Paulo: Companhia da Letras, 1994.

_________. História da beleza. São Paulo:editora record, 2004.

_________. História da Feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.

FIALHO, Ana Letícia; GOLDSTEIN, Llana Seltezer. Conhecer para atuar: A

importância de estudos e pesquisas na formulação de políticas públicas para a

cultura. In: Revista Itaú Cultural: OIC - n.13, São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

GAUTHIER, Guy. Langage et cinéma... et bande dessinée. In : MARIE, Michel

&VERNET, Marc (orgs). Christian Metz et la théorie du cinéma. Paris: Méridiens

Klincksieck, 1990, p. 68-77.

Loyola, 2002.

HAYWARD, Susan. Key Concepts in Cinema Studies. London & New York: Routledge, 1996

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. A Indústria cultural. In : LIMA, Luiz Costa: Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

ISER, Wofgang.  O fictício e o imaginário. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1996.

JAUSS, Hans Robert. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard, 1978.