Programa

Módulo 1: Conceituando e problematizando a cultura e a estética
Cultura e estética: significados e atribuições
Linguagens artísticas e manifestações culturais
Infância, cultura e dimensão estética

Neste módulo, os alunos serão convidados a resgatar sua relação com as diferentes manifestações culturais. Em seguida, serão abordados os significados de termos polissêmicos como arte, cultura e estética. Para finalizar, será discutida a importância da formação em meio aos processos culturais e estéticos desde a infância.

Módulo 2: A formação cultural do profissional de educação/ professor
Em que consiste a formação cultural?
A relação entre a formação cultural e a prática pedagógica.
Infância, linguagem e artefatos: a estética no cotidiano com as crianças
Experiências Pedagógicas que enfatizam a relação entre infância e estética

Neste módulo será destacada a importância da formação cultural do profissional de educação/ professor e o impacto na prática profissional. Em seguida, será realizada a análise de propostas pedagógicas que se estruturam através da arte e da estética. Serão propostas atividades que evidenciem o profissional da educação como sujeito ativo e criador de processos culturais e pedagógicos.

Módulo 3: Espaços culturais, educação e infância
Lugares de encontro com a história cultural da humanidade
A educação não formal nos espaços culturais: os setores educativos
O público infantil nos museus e centros culturais

Neste módulo, será discutido o conceito de educação não formal. A ênfase será em museus e centros culturais, enquanto possibilidade de contribuir para uma formação estética e sensível do olhar, e no papel desenvolvido pelos setores educativos.