Programa

Módulo1 – Creche, espaços públicos e Psicomotricidade (3 aulas)

 

·         Contexto político e social da creche no Brasil: conquistas e desafios.

·         Breve apresentação das experiências de Reggio Emilia e de Lóczy.

·         História da Psicomotricidade e os teóricos fundadores.

·         Bases teóricas da Psicomotricidade.

·         Educação psicomotora na educação infantil.

 

Módulo 2 – Afeto e emoção (3 aulas)

·         Afeto e emoção na cultura brasileira.

·         Teorias sobre o desenvolvimento emocional da criança.

·         Afeto na creche.

·         Perspectivas pedagógicas na promoção da saúde e do desenvolvimento emocional das crianças na creche.


Módulo 3 – Corpo e movimento (2 aulas)

·         Importância do movimento na aprendizagem.

·         Desenvolvimento cerebral na faixa etária de zero a três anos.

·         Temas da Psicologia do Desenvolvimento acerca da autorregulação, da função executiva e do desenvolvimento social.

·         Estudos atuais sobre o uso de tecnologias, os espaços não formais de educação e sua relação com o corpo e o movimento na infância.

 

Módulo 4 – Corpo, movimento e afeto (2 aulas)

·         Debate e reflexão sobre situações do cotidiano relacionadas ao afeto e ao corpo na creche trazidas pelos estudantes e pelas professoras do curso. Reflexão crítica de fotos e vídeos dos espaços de creche.

·         Brincar, corpo, movimento e afeto para a prática psicomotora e sua importância para a atuação com crianças na creche e em outros espaços.