Programa

·         Música: Conceito, forma e tradição na cultura ocidental; Música Erudita: Definição e discussões sobre o termo e suas contradições;

·         Classificações Musicais: Monofonia, Polifonia, Harmonia, Gêneros e Procedimentos Composicionais;

·         Período Barroco: Música Sacra, Música Profana e suas respectivas funções sociais na Europa do Séc. XVII; Gêneros do período e seus principais compositores; Música Barroca Brasileira e seus mais destacados representantes;

·         J.S.Bach (1685-1750): sua obra e sua determinante influência na evolução composicional dos períodos sucessores;

·         Período Clássico: Primeiros tratados de harmonia e instituição normativa de procedimentos composicionais, norteados por uma tentativa de consolidação de princípios estéticos na Musica Erudita do Séc. XVIII; Principais compositores do Período;

·         L. V. Beethoven (1770-1827);

·         Período Romântico: Estilo e Forma. Principais compositores do Período Romântico e Romantismo Tardio (Ultrarromantismo); Relevância do repertório pianístico como principal eixo propulsor da produção musical romântica; Compositores Românticos Brasileiros;

·         Introdução à Música Moderna: Impressionismo Francês e seus principais representantes; Expressionismo e Serialismo (Dodecafonismo) da Segunda Escola de Viena; Escola Russa Nacionalista e o “Grupo dos Cinco”.

·         Introdução à Música Moderna Brasileira: Mário de Andrade, seu papel e liderança sobre o movimento nacionalista musical brasileiro do Séc. XX. Principais compositores ligados ao movimento.  A Música Erudita Brasileira na Semana de Arte Moderna de 1922.

·         Villa-Lobos: Vida e obra.