Programa

Dimensão Social 
Introdução a Educação Gaia e Acordos
Arte como ferramenta de transformação social
Ativismo social
Ecologia Profunda
Educação transformadora
Dragon Dreaming
Governança e Tomada de Decisão
Danças Circulares

Dimensão Ecológica
Permacultura e Agrofloresta
Água e Energia
Construções sustentáveis
Comunicação Não-Violenta
Bioconstrução
Alimentação Consciente
Resíduos
Ecodesign
Consumo Consciente
Compartilhamento de recursos
Metodologias de colaboração e Cocriação

Dimensão Econômica
Mobilização social
Sustentabilidade, empreendedorismo e empoderamento
Negócios sociais e empreendedorismo
Colaboração empreendora
Economia Solidária
Bancos sociais e moedas comunitárias

 

Dimensão Visão de Mundo 
Sonhos
Nascimento, Renascimento e Rito de passagem 
Diálogos sobre Dinheiro e Abundância
Saúde pessoal e planetária
Mindfulness
Visão Holística 
Biodanza
Liberdade e Expressão Livre
Espiritualidade Socialmente Engajada e Cura
Concerto Meditativo


O curso segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso da UNITAR – Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas – como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004-2014). O programa do curso é adaptado à realidade local dos mais de 20 países em que é realizado.

Corpo Docente:
O corpo docente é composto por renomados profissionais tais como:

Dominic Barter 
Desenvolve tecnologias sociais de diálogo e parceria, com foco nos campos de educação, justiça, cultura e mudança social. Foi precursor das práticas restaurativos no Brasil. É referencia de projetos e propostas pedagógicas de Comunicação Não-Violenta no Brasil e no exterior. Como pai de uma carioca de 14 anos, é lembrado diariamente dos limites do seu entendimento de conflito e mediação.

- Edgar Gouveia 
Arquiteto, urbanista, pós-graduado em jogos cooperativos, co-fundador do Instituto Elos, idealizador do programa Guerreiros Sem Armas e do Jogo Oásis, fellow da Ashoka, consultor e palestrante internacional nas áreas de protagonismo jovem, tecnologias sociais, empoderamento comunitário e jogos cooperativos. Edgard dedica sua vida a mobilizar crianças, jovens e adultos a colocarem a mão na massa para construir já, o melhor mundo que sonham, de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso.

- Guilherme Lito 
Após ter sido Presidente da EJ PUC-Rio, empreendeu na LUZ.vc, maior plataforma online de ferramentas e educação para empreendedores do Brasil. Hoje, sócio do Brownie do Luiz e já tendo auxiliado centenas de pequenas empresas sociais, criativas e tecnológicas, além de ter co-fundado um negócio social na área de educação para sustentabilidade e o Hub de Global Shapers Rio de Janeiro, estuda, vive e dissemina o conhecimento de negócios em rede e economia colaborativa pelo Brasil.

- Joaquim de Melo 
Teólogo e educador, filho de pai andarilho, nascido em Recife, transformou sua experiência em um lixão na periferia de Fortaleza em mola propulsora para a transformação da vida de muitos. Empreendedor social, desenvolveu um sistema econômico local de enfrentamento da pobreza, fundando o Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do Brasil.

- Filipe Freitas 
Educador, consultor em sustentabilidade e desenvolvimento humano, produtor audiovisual e facilitador de Biodanza, participando como organizador e docente dos cursos Educação Gaia – Design para a Sustentabilidade – promovidos pela ecovila e ONG Terra Una. Sua abordagem busca integrar ciência, arte, filosofia e sabedoria tradicional em processos pedagógicos que incentivam a responsabilidade individual e a ação coletiva.

- Yuri Diniz 
Geólogo, professor da Escola Parque, Idealizador e sócio-fundador da CARPE - organização cuja missão é transformar os espaços em busca de sustentabilidade, vive em busca de um balanço energético positivo, para que a sua passagem se mostre oportuna para o Planeta Terra.

Ao final do curso será realizado o Estágio Prático na Ecovila El Nagual (Santo Aleixo, Magé) com direito a um certificado emitido pelo GEESE(o certificado será dado para os alunos que tiverem 90% de presença no curso e realizarem o Estágio Prático). O Estágio possui uma carga horária de 20 horas e será realizado durante um final de semana após o término do curso (data prevista: 7 e 8 de dezembro). O custo do estágio não está incluído no valor do curso (estimado em R$ 300 reais que inclui transporte, estadia, vicências práticas e alimentação).

Todos os participantes que tiverem 75% de presença durante o curso terão direito ao certificado emitido pela CCE/PUC-Rio.