Programa

Programação

1-Compreensão do processo de alfabetização e letramento:

Definições e história da alfabetização.

Definições e história do letramento (quando e por que surgiu o termo).

A especificidade e indissociabilidade entre alfabetização e letramento.

Como alfabetizar letrando?

2- Desenvolvimento linguístico na educação infantil:

O uso da linguagem na interação social.

Desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil.

O papel do vocabulário no desenvolvimento do letramento e da alfabetização na educação de crianças pequenas.

O importância das práticas parentais (literacia familiar) e escolares no desenvolvimento de linguagem e leitura em crianças.

3-O papel das habilidades metalinguísticas na linguagem escrita. Habilidades Metalinguísticas:

Definição do conceito de habilidades metalinguísticas e sua relação com o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita.

Consciência Fonológica e Alfabetização: conceito de Consciência Fonológica; contextualização dos achados científicos da relação entre Consciência Fonológica e a aquisição da linguagem escrita. alfabetização; avaliação da consciência fonológica na prática pedagógica.

Consciência Morfológica e Língua escrita: O conceito de consciência morfológica; resultados de pesquisas científicas mostrando a relação da consciência morfológica com a aquisição e desenvolvimento da ortografia, leitura e compreensão de texto.

4-  Prática Educativa I: trabalhando com projetos na Alfabetização

Por que trabalhar com projetos didáticos? Características de um bom projeto; Análise de projetos na alfabetização.

5- Prática Educativa II:  o ensino da ortografia

Como ensinar a ortografia: o que é preciso memorizar e o que é preciso compreender. Atividades para o ensino da ortografia.

6- Dificuldades de leitura e escrita:

As evidências científicas sobres as habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na leitura de palavras, compreensão de texto e ortografia.

Diferença entre o transtorno e a dificuldade de leitura e escrita.

Reflexões finais sobre as práticas educativas de leitura e escrita