Programa

Módulo I - Posicionamento & Estratégia de Imagem/Comercial (5 aulas)
(qual a essência do negócio e como transmiti-la de forma diferenciada dos seus competidores?)

Aula 1  - Jorge e Natascha (3ª feira)

Introdução ao curso e conteúdo;

Definição de arena competitiva;

Análise da concorrência: atributos, comunicação e estratégias;

Aula 2 – Natascha (5ª feira)

Auto-análise da Essência do seu negócio ou projeto;

Definição dos atributos da marca /negócio;

Introdução de Análise Vetorial dos atributos.

Aula 3 – Jorge (3ª feira)

Desenvolvimento dos vetores na arena competitiva mais definida de cada aluno;

Definição de posicionamento.

Aula 4 – Natascha (5ª feira)

Palestra com Lorena Castellan - Tátil Design, sobre posicionamento de marca com apresentação de 1 caso.

Aula 5 – Jorge (3ª feira)

Escolha do posicionamento correto para atrair os públicos de interesse;

Definição do diferencial do seu negócio e como pode ser explorado: quais canais trarão maior retorno de imagem para o negócio.

Módulo II - Operação e Finanças (5 aulas)

(qual operação desejada e cenário financeiro projetado para obter melhores resultados?)

Aula 7 – Jorge (3ª feira)

Planejar a estrutura desejada para a montagem do negócio;

Estrutura física, equipe e parceiros;

A estrutura do negócio como um todo.

Aula 8 – Natascha (5ª feira)

Palestra sobre Operação de um Negócio Criativo – Thiago Tavares – Tavares Dayer Arquitetura

Aula 9 – Jorge (3ª feira)

Formação do custo da empresa (fixo/variável) – classificação dos custos;

Entendimento sobre investimentos;

Programação dos Investimentos.

Aula 10 – Natascha (5ª feira)

Identificação da equipe necessária para o seu negócio (quais talentos serão necessários e em quais áreas);

Por meio da operação do negócio quais serão os serviços terceirizados para montar um banco de fornecedores-parceiros.

Montagem pelos alunos da estrutura desejada de acordo com o Posicionamento & Estratégia Comercial pretendidos.

Aula 11 – Jorge (3ª feira)

Conceito de Margem (lucro/prejuízo).

Montagem da planilha de Planejamento Financeiro - Custos Fixos e Variáveis/Investimentos e Margem Pretendida.

Exercício aplicado aos alunos na construção de sua planilha;

Custeio-hora de serviços; Formação de preço de serviços.

Módulo III - Planejamento & Estratégia Final (9 aulas)

(como juntar o aprendizado anterior e criar o planejamento estratégico de curto prazo?)

Aula 12 – Natascha (5ª feira) –

Palestra Planejamento e Estratégia com Daniel Lieber e Alesandro Giraldi / Ideosfera

Aula 13 – Jorge (3ª feira)

Conceitos OBJETIVO e META;

Modelo Possível;

Exercício – CASO- para montagem de um Planejamento Estratégico.

Aula 14 – Natascha (5ª feira)

Apresentação do exercício pelos Grupos/Alunos;

Observar e comentar o estágio de cada aluno no seu Processo;

Prática estimulada para a escolha dos objetivos pelo método ensinado.

Aula 15 – Jorge (3ª feira)

CASO apresentado;

Exercício da Turma em grupo;

Apresentação ao final da aula;

Aula 16– Natascha (5ª feira)

Atuação profissional após a execução do planejamento: Escopo do trabalho;

Desenvolvimento de escopo e cronograma.

Aula 17 – Jorge (3ª feira)

Desenvolvimento prático de propostas comerciais, após formação do escopo de trabalho;

Aula 18 – Natascha (5ª feira)

Avaliação e Retroalimentação do Planejamento & Estratégia;

Aula 19 – Jorge e Natascha(3ª feira)

Apresentações dos planejamentos de alguns alunos aos professores/turma.

Aula 20 – Natascha e Jorge (5ª feira)

Apresentações dos planejamentos de alguns alunos ao professor/turma.