Cuidar do Outro implica saber olhar, saber escutar, saber interpretar e representar, saber Ser em Relação. Dentro da caixa da evidência científica, das guidelines, dos procedimentos objetivamente instituídos, cada um de nós é identificado pela sua semelhança a todos os outros que, tal como nós, exercem a sua profissão na área da saúde, ou que, tal como nós, adoecem/cuidam de quem está doente. Dentro da caixa, não há espaço para a diferença, para as histórias que constituem a verbalização da experiência única, singular e individual da Dor.
Proporcionar um espaço reflexivo sobre o tema DOR, viabilizando a ampliação das possibilidades de interpretação e entendimento sobre este tema tão desafiador na pratica do profissional de saúde. O que amplifica a dor? A doença em si? A subjetividade? As crenças? Os valores? Como favorecer uma escuta sensível em cada caso?
O Grupo de Estudos e Medicina Narrativa (GERMEN) tem por objetivo implementar uma abordagem da Medicina que prioriza a relação, a interdisciplinaridade e que favorece as práticas centradas na pessoa e não apenas na doença. A atenção à pessoa, a capacidade de refletir sobre o que vemos, sentimos, percebemos, aliadas à capacidade de representar, permitem construir pontes pela qual nos constituímos como pessoas, ou seja, permite instituir a afiliação entre o cuidador, o paciente, o médico, a equipe de saúde, e a sociedade.