Será abordada a contribuição que o pensamento filosófico
pode trazer para pensar os desafios políticos do mundo contemporâneo. Diante
das urgências sociais e da complexidade cultural que marcam um mundo em
constante mutação, muitas vezes nos sentimos perplexos. Mas a filosofia pode
ajudar a abrir perspectivas novas para compreender criticamente esse mundo.
Palestrantes:
Professor Pedro
Duarte: doutor e Mestre em Filosofia pela PUC-Rio, onde é Professor na
Graduação, na Pós-Graduação e na Especialização em Arte e Filosofia. Ocupou, no
Pós-doutorado, a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na Universidade Emory
(EUA, 2020). Foi Professor Visitante nas universidades Brown (EUA, 2004/2006) e
Södertörns (Suécia, 2012). É autor dos livros "A pandemia e o exílio do
mundo" (Bazar do Tempo, 2020); "Tropicália" (Cobogó, 2018);
"A palavra modernista: vanguarda e manifesto" (Casa da Palavra,
2014); e "Estio do tempo: Romantismo e estética moderna" (Zahar,
2011). Tradutor do livro "Liberdade para ser livre", de Hannah Arendt
(Bazar do Tempo, 2018). Co-autor, roteirista e curador da série de TV
"Alegorias do Brasil", junto com o diretor Murilo Salles (Canal Curta!).
Editor da revista "O que nos faz pensar", do Departamento de
Filosofia da PUC-Rio. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre "Arte,
Autonomia e Política", do qual é Coordenador no Programa Institucional de
Internacionalização da Capes (PRINT). Membro da Sociedade Portuguesa de
Filosofia (SPF), da Brazilian Studies Association (BRASA), da Associação
Brasileira de Estética (ABRE) e do Grupo de Trabalho em Estética da Associação
Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Ênfase de pesquisa em Estética,
Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira e História da Filosofia.
Professor Edgar Lyra: graduou-se em
Engenharia Química pela UERJ (1981), obtendo mestrado (1999) e doutorado (2003)
em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fixou-se
como professor do quadro principal do Departamento de Filosofia da PUC-Rio,
onde respondeu, entre setembro de 2013 e março de 2020, pela coordenação do
curso de graduação. Desde então ocupa a direção geral do departamento. Tem
experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas
éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica e seus
efeitos ambientais. Exerceu entre 2014 e 2016 a coordenação do Grupo de
Trabalho Heidegger, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia)
onde permanece como integrante do núcleo de sustentação. Criou e lidera, desde
2016, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia, certificado
pelo CNPq. Desde junho de 2019 participa do Conselho do Laboratório de
Humanidades Digitais da PUC-Rio; em setembro do mesmo ano filiou-se ao grupo
EMAPS (Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais) e em agosto de 2020
ao SERG (The Semiotic Engineering Research Group). Fortemente convencido da
necessidade de formação de professores de filosofia capazes de lidar com as
demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções
político-pedagógicas, partindo da Retórica de Aristóteles, em direção aos seus
ecos contemporâneos. Atua desde 2014 como colaborador no Mestrado Profissionalizante
em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ e participa, desde 2018, do núcleo de apoio
do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. Ainda no esforço de formação docente,
coordenou entre agosto de 2012 e fevereiro de 2020 o PIBID/PUC-Rio de
Filosofia. Assessorou entre junho de 2015 e junho de 2016 o MEC na elaboração
das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas da Base Nacional
Curricular Comum. Ainda na fronteira com a educação, constituiu e lidera, desde
agosto de 2019, o Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia, em pareceria com
pesquisadoras do Departamento de Educação da PUC-Rio. Passou em meados de 2018
a atuar como parecerista ad hoc da CAPES.