Objetivo
UX Research é uma investigação sistemática de usuários e seus requisitos, a fim de obter informações como parte do processo de projetar a experiência do usuário. A pesquisa em UX emprega vários métodos e técnicas de coleta, análise e síntese de dados do usuário para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, de forma a revelar informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.
No contexto em que as pessoas lidam com muitos sistemas interativos no seu dia a dia e empresas precisam oferecer sempre as melhores soluções perante a concorrência, é extremamente importante que as equipes de Design conheçam os seus usuários para projetar melhores interfaces. Conhecer as necessidades, desejos e limitações dos usuários faz com que com os designers e toda a equipe de projeto da empresa compreendam como as pessoas lidam com o seu produto. Assim, é possível desenvolver e adaptar melhor suas interfaces, a fim de fornecer o melhor produto e serviço.
Este curso tem a proposta apresentar e ensinar os fundamentos e principais conceitos envolvidos no UX Research, assim como os principais métodos e técnicas de investigação dos usuários para a equipe de projeto. Ao longo do curso as aulas terão uma parte teórica para apresentação dos conceitos e procedimentos, e algumas partes com workshops com os alunos para a consolidação do que foi ensinado em teoria.
Objetivos
• Apresentar os fundamentos e conceitos de UX (User Experience), Usabilidade e Design Centrado no Usuário;
• Apresentar os principais métodos e técnicas de pesquisa com usuários (qualitativos e quantitativos) voltados para o design de interfaces;
• Elucidar as estratégias de seleção do melhor método e/ou técnica pesquisa de acordo com o projeto;
• Ensinar como planejar, conduzir e analisar as pesquisas com usuários;
• Fornecer subsídios e ferramentas para que os alunos se tornem aptos sintetizar dados de pesquisa com foco em projeto de interfaces.
Público-Alvo
Profissionais e estudantes de Design, Comunicação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Webdesign, Marketing, Administração e qualquer outra área que envolva planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços digitais interativos.
Metodologia
Ao longo do curso as aulas terão uma parte teórica para apresentação dos conceitos e procedimentos, e algumas partes com workshops com os alunos para a consolidações do que foi ensinado em teoria.
Coordenação
Jackeline Lima Farbiarz
Manuela Quaresma
Corpo Docente
Manuela Quaresma
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Alunos, ex-alunos, funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento (21) 97674-6246 (8h30 até às 14h30) | (21) 99290-0885 (9h até 18h) | (21) 99421-4053 e 99281-9317 (14h30 até 20h30) | (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo departamento de medicina e odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.