Introdução
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e é considerado questão de saúde pública devido a sua elevada prevalência. É recomendável que as intervenções oferecidas ao indivíduo com Transtorno do Espectro Autista sejam Práticas Baseadas em Evidências (PBE). Ou seja, intervenções que possuam estudos empíricos com evidências de eficácia. As crianças com TEA, em geral, recebem a sua intervenção por meio da combinação de programas de intervenção em múltiplos contextos, como na escola, na clínica e/ou em casa.
Iniciativa pioneira na cidade do Rio de Janeiro, o curso de Especialização sobre o Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos contextos pretende oferecer subsídios teóricos e práticos, oriundos de pesquisas e práticas nacionais e internacionais, para capacitar o profissional (psicólogos, educadores e áreas afins) a melhor atuar em seu campo profissional com indivíduos que apresentem este transtorno. Acredita-se que quanto mais profissionais capacitados estiverem atuando, mais chances haverá de melhorar a qualidade de vida destes indivíduos.
Objetivo
Geral:
Capacitar profissionais em diferentes áreas para atuar em sua prática com indivíduos com o TEA.
Específicos:
- Apresentar a história do conceito de autismo, as diferentes teorias que embasam a compreensão da sua etiologia, dados de prevalência, características, curso e prognóstico do transtorno;
- Explicitar os benefícios da intervenção precoce;
- Elucidar as etapas do desenvolvimento na infância e apontar os desvios do desenvolvimento presentes no TEA;
- Expor o funcionamento do cérebro e as contribuições dos estudos de neuroimagem para a compreensão do TEA;
- Introduzir os modelos de tratamento farmacológicos e psicofarmacológicos;
- Descrever os prejuízos presentes no TEA;
- Mostrar as possibilidades para a avaliação do TEA e a sua importância na elaboração do plano de tratamento;
- Esclarecer quais são os programas de intervenção que são pautados nas Práticas Baseadas em Evidências e a sua aplicação em múltiplos contextos;
- Discutir as possibilidades e desafios das intervenções no contexto escolar.
Público-Alvo
Psicólogos, Educadores e Fonoaudiólogos.
Metodologia
As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom.
O curso terá a duração de 18 meses, divididos em 3 semestres, totalizando 450 horas. Está estruturado em 07 disciplinas, com 360h de aulas teóricas e 90 horas de estágio supervisionado.
O local de estágio será responsabilidade do aluno.
A disciplina de Prática Supervisionada consiste na supervisão de casos atendidos pelo aluno em seus locais de trabalho/atendimento.
A supervisão irá acontecer às sextas de 13h às15h.
Horário e Investimento
Coordenação
Jesus Landeira Fernandez
Mariana de Miranda Seize
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Programa
Veja o programa do curso.
Disciplinas
Veja a ementa das disciplinas.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto e também não são parcelados em 10x no cartão de crédito.
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.