
Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos contextos
Especialização: 450 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e é considerado questão de saúde pública devido a sua elevada prevalência. É recomendável que as intervenções oferecidas ao indivíduo com Transtorno do Espectro Autista sejam Práticas Baseadas em Evidências (PBE). Ou seja, intervenções que possuam estudos empíricos com evidências de eficácia. As crianças com TEA, em geral, recebem a sua intervenção por meio da combinação de programas de intervenção em múltiplos ...
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e é considerado questão de saúde pública devido a sua elevada prevalência. É recomendável que as intervenções oferecidas ao indivíduo com Transtorno do Espectro Autista sejam Práticas Baseadas em Evidências (PBE). Ou seja, intervenções que possuam estudos empíricos com evidências de eficácia. As crianças com TEA, em geral, recebem a sua intervenção por meio da combinação de programas de intervenção em múltiplos contextos, como na escola, na clínica e/ou em casa.
Iniciativa pioneira na cidade do Rio de Janeiro, o curso de Especialização sobre o Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos contextos pretende oferecer subsídios teóricos e práticos, oriundos de pesquisas e práticas nacionais e internacionais, para capacitar o profissional (psicólogos, educadores e áreas afins) a melhor atuar em seu campo profissional com indivíduos que apresentem este transtorno. Acredita-se que quanto mais profissionais capacitados estiverem atuando, mais chances haverá de melhorar a qualidade de vida destes indivíduos.
Geral:
Capacitar profissionais em diferentes áreas para atuar em sua prática com indivíduos com o TEA.
Específicos:
- Apresentar a história do conceito de autismo, as diferentes teorias que embasam a compreensão da sua etiologia, dados de prevalência, características, curso e prognóstico do transtorno;
- Explicitar os benefícios da intervenção precoce;
- Elucidar as etapas do desenvolvimento na infância e apontar os desvios do desenvolvimento presentes no TEA;
Geral:
Capacitar profissionais em diferentes áreas para atuar em sua prática com indivíduos com o TEA.
Específicos:
- Apresentar a história do conceito de autismo, as diferentes teorias que embasam a compreensão da sua etiologia, dados de prevalência, características, curso e prognóstico do transtorno;
- Explicitar os benefícios da intervenção precoce;
- Elucidar as etapas do desenvolvimento na infância e apontar os desvios do desenvolvimento presentes no TEA;
- Expor o funcionamento do cérebro e as contribuições dos estudos de neuroimagem para a compreensão do TEA;
- Introduzir os modelos de tratamento farmacológicos e psicofarmacológicos;
- Descrever os prejuízos presentes no TEA;
- Mostrar as possibilidades para a avaliação do TEA e a sua importância na elaboração do plano de tratamento;
- Esclarecer quais são os programas de intervenção que são pautados nas Práticas Baseadas em Evidências e a sua aplicação em múltiplos contextos;
- Discutir as possibilidades e desafios das intervenções no contexto escolar.
As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom.
O curso terá a duração de 18 meses, divididos em 3 semestres, totalizando 450 horas. Está estruturado em 07 disciplinas, com 360h de aulas teóricas e 90 horas de estágio supervisionado.
O local de estágio será responsabilidade do aluno.
A disciplina de Prática Supervisionada consiste na supervisão de casos atendidos pelo aluno em seus locais de trabalho/atendimento.
A supervisão irá acontecer às sextas de 13h às15h.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Introdução às perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento humano e o conceito de ciclo vital. Discussão sobre a interação social como processo constitutivo do desenvolvimento humano. Definição dos marcos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na infância. Indicação dos comportamentos agressivos e seu desenvolvimento na infância. Explicação sobre o desenvolvimento da linguagem e da habilidade da atenção compartilhada. Exposição do quadro clínico do TEA no decorrer do desenvolvimento. Introdução do conceito de autismo regressivo e expor as suas possíveis causas.
Bibliografia:
BORSA, J. C.; BANDEIRA, D. R. (Orgs.). Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.
GARCIA, M. L.; LAMPREIA, C. Limites e possibilidades da identificação de risco de autismo no primeiro ano de vida. Psicologia: reflexão e crítica, 24(1), p. 300-308, 2011.
SEIDL-DE-MOURA, M. L.; MENDES, D. M. L. F.; Pessôa, L. F. (Orgs.). Interação social e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2009.
Atendimento de um caso clínico e elaboração do plano de tratamento.
Bibliografia:
BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28 (Supl I), S-47-53, 2006.
CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, 26(47), 2013.
ROGERS, S. R.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo:
Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização.
Lidel, 2010.
Introdução do conceito de autismo desde o seu surgimento até os dias atuais. Discussão sobre a sua etiologia e as diferentes teorias e modelos para o TEA. Apresentação dos dados epidemiológicos (nacionais e internacionais). Caracterização do TEA a partir dos seus aspectos genéticos, cerebrais, cognitivos e comportamentais. Descrição do seu curso e prognóstico e os benefícios de intervenções precoces. Esclarecimento sobre o processo de avaliação do TEA (rastreamento e diagnóstico) incluindo o diagnóstico diferencial e as comorbidades.
Bibliografia:
CHAHROUR, M. et al. Current perspectives in autism spectrum disorder: from genes to therapy. Journal of Neuroscience, 36(45), p. 11402-11410, 2016.
JOSEPH, L.; SOORYA, L.; THURM, A. Transtorno do Espectro Autista. Tradução: Lisandra Borges; Luiz Fernando Longuim Pegoraro. São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2016.
SEIZE, M. M.; BORSA, J. C. Avaliação do autismo: do rastreamento ao diagnóstico. In: BORSA, J. C; LINS, M. R. C. (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes, 2017. Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista
Definição de cognição social, inteligência e funções executivas. Estabelecimento das relações entre as funções cognitivas e a organização do Sistema Nervoso Central. Compreensão das alterações cerebrais e do comportamento. Introdução de conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem.
Bibliografia:
DAWSON, G. Early behavioral intervention, brain plasticity, and the prevention of autism spectrum disorder. Development and psychopathology, 20(3), p. 775-803, 2008.
ROSENTHAL, M. et al. Impairments in real-world executive function increase from childhood to adolescence in autism spectrum disorders. Neuropsychology, 27(1), p. 13-18, 2013.
WEBB, S. J., JONES, E. J., KELLY, J.; DAWSON, G. The motivation for very early intervention for infants at high risk for autism spectrum disorders. International journal of speech-language pathology, 16(1), p. 36-42, 2014.
Atendimento de um caso clínico e acompanhamento por meio de avaliação com supervisão.
Bibliografia:
BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28 (Supl I), S-47-53, 2006.
CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, 26(47), 2013.
ROGERS, S. R.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo:
Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização.
Lisboa: Lidel, 2010.
Apresentação dos programas que baseiam-se nas Práticas Baseadas em Evidências (PBE) para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista em múltiplos contextos. Descrição das abordagens de treinamento de habilidades sociais, os programas de intervenção precoce, as abordagens de terapia de comportamento naturalista e as demais que baseiam-se nos princípios da análise do comportamento. Explicação do modelo de tratamento de coaching parental e as possibilidades de intervenção em grupo. Discussão dos desafios da prática clínica.
Bibliografia:
CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, 26(47), 2013. Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista
JOSEPH, L.; SOORYA, L.; THURM, A. Transtorno do Espectro Autista. Tradução: Lisandra Borges; Luiz Fernando Longuim Pegoraro. São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2016.
ROGERS, S. R.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel, 2010.
Descrição das técnicas de comunicação aumentativa e alternativa que podem ser utilizadas para melhorar a forma de comunicação dos indivíduos com TEA não-verbais. Apresentação das possibilidades de materiais adaptados. Especificação de estratégias de intervenção para o desenvolvimento da linguagem na escola e como melhorar a habilidade da atenção compartilhada. Discussão do papel do professor e do mediador escolar. Debate sobre os principais desafios na sala de aula e reflexão sobre as possibilidades de enfrentamento.
Bibliografia: Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista
MOUSINHO, R. et al. Mediação Escolar: revisão, dicas e reflexões. Psicopedagogia (São Paulo), 82, p. 92-108, 2010.
TOGASHI, C.; WALTER, C. C. de F. As contribuições do uso da comunicação alternativa no processo de inclusão escolar de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22, p. 351-366, 2016.
WALTER, C. C. de F ; NUNES; L. R. de P. (Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial (UFSM), 26, p. 587-602, 2013.
Elaboração e construção da monografia. Identificar as etapas da metodologia científica. Escolha do método. Normas técnicas para produção de trabalhos científicos.
Bibliografia:
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista
MAGALHÃES, G. Introdução à Metodologia da Pesquisa: Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MOTTA R.; HENDGES, G. R. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Editora Parábola, 2010.
Descrição dos dois modelos de tratamentos farmacológicos: psicofarmacológicos e o de tratamento das condições médicas associadas. Apresentação de tratamentos farmacológicos que podem auxiliar na melhora do quadro clínico do indivíduo com TEA e também como o tratamento pode auxiliar na melhora das estereotipias e distúrbio do sono. Discussão sobre os efeitos colaterais.
Bibliografia:
BARIBEAU, D. A.; ANAGNOSTOU, E. An update on medication management of behaviorial disorders in autism. Current Psychiatry Reports, 16, p. 437, 2014.
GIKOVATE, C. G. (2014). Autismo. In: Neurologia Pediátrica. VASCONCELOS, M. M. (Org.). 414ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan ltda, p. 34-39, 2014.
JÚLIO-COSTA, A.; ANTUNES, A. M. Transtorno do Espectro Autista na prática clínica. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017.
Atendimento de um caso clínico e acompanhamento por meio de avaliação com supervisão.
Bibliografia:
BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28 (Supl I), S-47-53, 2006.
CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, 26(47), 2013.
ROGERS, S. R.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo:
Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização.
Lisboa: Lidel, 2010.
Trabalho de Conclusão de Curso.
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