PUC+i É INOVAÇÃO INTELIGENTE, UMA REVOLUCIONÁRIA ABORDAGEM DE PRODUZIR INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COM O AUXÍLIO DA INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL.
As recentes descobertas de jazidas de hidrocarbonetos na camada pré-sal da costa brasileira têm levantado, em várias esferas de governo, muitas discussões sobre os benefícios que a exploração desse recurso natural pode trazer ao país.
Essas descobertas representam o início de um promissor horizonte exploratório para o Brasil, uma vez que os volumes estimados são bastante expressivos e o óleo encontrado é de excelente qualidade. As reservas ocupam uma área de 200 km de largura por 800 km de extensão, que vai do Espírito Santo a Santa Catarina. Segundo a Petrobras, só a acumulação de Tupi, localizada na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris, o que representa aproximadamente 50% das reservas atuais.
Apesar de todo o potencial da Petrobras e suas parceiras, a extração de óleo e gás do interior dessas reservas demandará o enfrentamento e a superação de vários desafios de ordem técnica, econômica e institucional. Esses desafios emergem, principalmente, devido às características peculiares das reservas.
O caminho até o petróleo é longo e exige a transposição de 2 km de lâmina d’água, 1 km de rocha da camada pós-sal e 2 km de espessura de sal para, finalmente, chegar às acumulações do pré-sal. Para percorrer todo esse caminho será necessária a criação de tecnologias que permitam conhecer melhor as características do reservatório e também o emprego de equipamentos de perfuração e de revestimento de poços que resistam às condições hostis impostas pelo ambiente.
Além disso, os blocos exploratórios estão situados a, pelo menos, 340 km da costa brasileira. Isso exigirá uma complexa logística que deve levar em consideração não só o transporte e o armazenamento do petróleo extraído, mas também o transporte de todo e qualquer tipo de suprimento necessário à manutenção do processo produtivo nas plataformas.
Diante de um cenário exploratório tão complexo, há um aumento inevitável dos riscos de ocorrência de acidentes de natureza operacional e também de desastres ambientais. Por isso, as questões que envolvem a segurança em todas as etapas da cadeia produtiva também se apresentam como importantíssimos desafios a serem vencidos.
A superação dos obstáculos maiores e também de todos aqueles que surgirão em decorrência de seus desdobramentos, demandará esforços de várias áreas do conhecimento. Uma parcela importante desses esforços é atribuída à área de Tecnologia da Informação (TI). Sua responsabilidade consistirá em criar ferramentas computacionais que apoiem os especialistas na tomada de decisões relacionadas à gestão das reservas do pré-sal, no planejamento e programação de processos e na análise sob incerteza de investimentos.
Há um grande número de problemas na exploração do pré-sal que demandam ferramentas computacionais sofisticadas e específicas para auxiliar os especialistas em tarefas como:
• Compreender melhor a geologia das reservas, a partir da interpretação dos dados provenientes do sensoriamento sísmico efetuado durante a exploração e a produção;
• Construir modelos que representem as características da reserva com maior fidelidade;
• Elaborar projetos de exploração que permitam extrair volumes maiores de óleo, levando em consideração as restrições técnicas e econômicas;
• Planejar a alocação de recursos exigidos pela cadeia produtiva de acordo com as tarefas a serem cumpridas e com o tempo disponível;
• Mapear e mitigar os riscos que possam comprometer a segurança nos diversos níveis da atividade petrolífera.
Dada a incontestável relevância do pré-sal para o desenvolvimento do país e antevendo o surgimento iminente de um importante nicho de mercado, a PUC-Rio, através do CCE (Coordenação Central de Extensão), lança o curso Tecnologia da Informação Aplicada aos Desafios do Pré-Sal.
O curso introduz o tema Petróleo e Gás, revê conceitos centrais em TI e capacita profissionais num conjunto de ferramentas de inovação (Modelos Computacionais, Computação de Alto Desempenho e Simulação Numérica) que os habilitará a identificar soluções, desenvolver e aplicar sistemas computacionais de apoio à tomada de decisão a diversos desafios inerentes à exploração da camada pré-sal.
Profissionais com formação em ciências exatas, com bons conhecimentos de programação de computadores (Tecnólogo de Informação, Engenheiro, etc) , que atuam ou pretendam atuar na área de petróleo e gás.
Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094