A história da infância como objeto de pesquisa. Abordagens conceituais sobre a infância. A infância na História do Brasil colonial, monárquico e republicano. O estudo da infância como abordagem historiográfica. Políticas Públicas e legislação sobre a infância e a juventude na história do Brasil.
Analisar e refletir sobre os principais aspectos da história da infância no Brasil. Discutir sobre as políticas públicas e a legislação voltada para a infância na história do Brasil. Discutir questões teórico-metodológicas sobre a apropriação dos termos 'infância' , 'criança' e 'menor'. Promover atividades que resgatem a história da infância no Brasil, através das reflexões sobre os problemas e as políticas públicas voltadas para a infância nas últimas décadas. Relacionar os problemas atuais da infância no Brasil com as suas raízes históricas. Debater as questões atuais sobre a infância e juventude à luz dos estudos históricos. Propor sugestões de atividades aos professores para alunos da educação básica com o tema da história da infância no Brasil.
Estudantes de História, Pedagogia, Serviço Social, Direito e outras áreas de Ciências Humanas. Pesquisadores e profissionais que lidam com questões ligadas à infância e à adolescência no Brasil.
Marco Antonio Villela Pamplona
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
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