Quase tudo que a música brasileira produziu de mais original em termos de melodia, ritmo, vozes, arranjos e vozes durante o século XX tornou-se hoje algo inatingível, praticamente um buraco negro, um passado distante em nossa cultura. Longe da maioria das rádios e da TV aberta, acabou restrita a duas dúzias de clássicos vez por outra regravados por intérpretes atuais, eventualmente incluídas em alguma telenovela. Quem nasceu a partir da década de 1990 já encontrou um cenário favorável somente aos estilos populares massificados – que têm o seu valor, mas não fazem jus a uma história tão rica e abrangente como a da música brasileira.
Existe uma demanda forte por parte dos mais jovens em busca de referências em termos de música popular brasileira. Há muitos que desejam conhecê-la melhor, perdidos em meio ao turbilhão de informações soltas aqui e ali, principalmente via internet. Um público que muitas vezes desconhece completamente alguns de nossos maiores gênios e suas canções, o que é muito grave, pois a música popular é a expressão artística mais representativa de nossa cultura. Tanto assim que por meio de nosso cancioneiro e seus ícones é possível contar toda a história sociopolítica e comportamental do país. Da mesma forma existe também um público que viveu o auge da canção brasileira e gostaria de reviver alguns destes momentos e ao mesmo tempo se aprofundar em outros que não deu tanta atenção. Este curso se destina a preencher as lacunas de ambos os públicos.
O objetivo do curso é contar a história da música popular brasileira por meio de bastante material audiovisual, de modo a ampliar as referências dos interessados sobre o tema. Será mostrada a evolução de seus ritmos, gêneros, intérpretes e autores mais importantes, desde os seus primórdios nos séculos XVIII e XIX, com ênfase na produção das décadas de 1930 a 1980 – época mais produtiva e original de nossa indústria fonográfica.
Ao mesmo tempo, visa realizar uma ponte da música brasileira com cada época enfocada, contextualizando-a, especialmente no âmbito comportamental – mas sem esquecer o sociopolítico. Assim, o aluno poderá absorver com mais clareza cada estilo abordado.
Todos que acreditam na força da música do Brasil, seja o público jovem em busca de referências ou os que valorizam (ou gostariam de entender mais para valorizar) os nossos mais interessantes intérpretes, músicos, compositores e letristas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.