
Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação
Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Objetivo
Público-Alvo
Pré-Requisito
Coordenação
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Capacitar gestores e profissionais de instituições de saúde, públicas e privadas, para o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos assistências e gerenciais;
Contribuir para a formação de quadros gerenciais das instituições públicas e privadas de saúde, de modo a aumentar a capacidade gerencial e a competitividade das suas instituições, através da racionalização dos métodos e práticas de gestão;
Promover a melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes nos hospitais e ...
Capacitar gestores e profissionais de instituições de saúde, públicas e privadas, para o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos assistências e gerenciais;
Contribuir para a formação de quadros gerenciais das instituições públicas e privadas de saúde, de modo a aumentar a capacidade gerencial e a competitividade das suas instituições, através da racionalização dos métodos e práticas de gestão;
Promover a melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes nos hospitais e demais serviços de saúde, por intermédio da implementação de um processo de acreditação;
Apresentar conceitos, princípios e ferramentas da Qualidade, visando sua utilização no aprimoramento das ações assistenciais e gerenciais desenvolvidas nos serviços de saúde;
Levar a perceber a acreditação como ferramenta capaz de introduzir, avaliar e manter a melhoria da qualidade na prestação da assistência à saúde.
Profissionais graduados da área de Saúde.
Diploma do Ensino Superior nas áreas definidas no quadro referente ao público-alvo.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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Apresentação do Programa de gestão de profissionais de saúde
Enfoque baseado no gerenciamento de processos
Treinamento para os, profissionais da área de saúde em garantir qualidade e segurança ao cuidado ao paciente.
Informação como recurso essencial para o crescimento e a qualidade das organizações.
Conceitos básicos - Dado, informação, sistema de informação.
Abrangência, planejamento, administração e manutenção dos sistemas de informação, nas organizações de saúde.
Conceitos de custo – direto, indireto, fixo, variável.
Custeio baseado em atividades, custeio direto, custeio indireto, custeio por absorção, plano de contas.
Formação do preço de venda, estratégias de precificação.
Princípios da metodologia da pesquisa científica.
Leitura crítica de artigos técnico-científicos.
Noções básicas para a elaboração de um trabalho de pesquisa. Metodologia científica como instrumento para elaboração e publicação de trabalhos científicos.
Qualidade em Serviços de Saúde.
Origens do movimento da Gestão pela Qualidade.
Ferramentas da qualidade para o mapeamento de processos e solução de problemas.
Programa de Melhoria da Qualidade. Avaliação.
Apresentar a Acreditação como uma ferramenta capaz de introduzir, avaliar e manter a melhoria da qualidade na prestação da assistência à saúde.
Como utilizar esta ferramenta de gestão.
As palestras/seminários terão como objetivo ampliar o horizonte dos alunos com temas específicos, após os quais os alunos prepararão um seminário de apresentação com suas conclusões sobre o tema proposto, com a presença de um ou mais facilitadores que apresentarão e debaterão o tema com eles. Nesta palestra os participantes poderão debater com profissionais do CBA – Consórcio Brasileiro de Acreditação sobre a sistemática da Acreditação e Qualidade nas instituições de saúde.
Os observatório e laboratórios terão como objetivo ampliar o horizonte dos alunos com temas específicos, após os quais os alunos prepararão um seminário de apresentação com suas conclusões sobre o tema proposto, com a presença de um ou mais facilitadores que apresentarão e debaterão o tema com eles. Nesta palestra os participantes poderão debater com profissionais do CBA – Consórcio Brasileiro de Acreditação sobre a sistemática da Acreditação e Qualidade nas instituições de saúde.
Direitos sociais.
Direitos dos pacientes e familiares.
O Planejamento, a gestão e os direitos dos pacientes.
Mecanismos para garantia dos direitos dos pacientes.
Planejamento, gestão e monitoramento da segurança
Funcionalidade do ambiente nas Instituições de Saúde.
Gestão em Saúde.
Processos organizacionais.
O trabalho do gestor.
Equipe de gestão.
Planejamento estratégico.
Valores/Missão/Visão de futuro.
Fatores críticos de sucesso.
Apresentação da melhoria da qualidade como processo contínuo de redução de riscos para pacientes e profissionais.
Racionalização na utilização de recursos e de aumento da eficiência dos processos.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
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