Introdução
A Psicologia Jurídica é um ramo da psicologia que vem sendo construído no Brasil há muito pouco tempo. Artigos científicos, teses e dissertações começam a ser produzidos, mas ainda há uma deficiência na formação acadêmica para dar conta dos novos campos de atuação que se desenvolvem na interface entre Psicologia e Direito. Cresce a demanda de participação do psicólogo em instituições de acolhimento, processos de adoção e reinserção familiar, perícia em Varas de Família, mediações de conflitos e no combate à violência doméstica. Faz-se necessário, portanto, uma constante atualização dos profissionais envolvidos na área, bem como a ampliação do espaço para a elaboração de pesquisas, de modo a contribuir na discussão dos limites e possibilidades do trabalho do psicólogo junto às instituições judiciárias.
A proposta do curso, portanto, é formar especialistas em Psicologia Jurídica para atuar, principalmente, no âmbito das Varas da Infância, Juventude e do Idoso, Varas de Família e Varas de Violência Doméstica. Parte-se da premissa de que, cada vez mais, é necessário estimular a formação de profissionais capazes de problematizar a atuação do psicólogo, de modo a refletir, criar e implementar intervenções exigidas na sua prática em interface com o Direito.
Objetivo
OBJETIVO GERAL
Considerando a relevância do trabalho do psicólogo no âmbito da Justiça, pretende-se instrumentalizar profissionais para o trabalho nas áreas da família, infância, juventude e idoso, contribuindo para uma maior reflexão sobre as questões específicas deste campo de atuação, suas implicações éticas e técnicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Favorecer o desenvolvimento de novas estratégias de trabalho, que venham beneficiar a população atendida nas Varas de Família, Varas da Infância, Juventude e do Idoso e Varas de Violência Doméstica.
- Fomentar discussões sobre os limites e possibilidades de intervenção, considerando as implicações ética.
- Promover a capacidade de reflexão sobre a inserção da psicologia no campo jurídico.
- Estimular o interesse em realizar pesquisas acerca do trabalho do psicólogo nos diferentes setores do Poder Judiciário.
Público-Alvo
A especialização é exclusiva para graduados em Psicologia.
Metodologia
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma ZOOM. Em algumas disciplinas poderão ser implementadas atividades em grupo.
As disciplinas foram organizadas de modo a articular as práticas psicológicas utilizadas nas diferentes Varas às teorias que as fundamentam. O curso adotará um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, palestras, estudos de caso e participação em atividades inerentes aos profissionais de diferentes divisões de psicologia que compõem os serviços técnicos das Varas.
Coordenação
Jesus Landeira Fernandez
Lidia Levy de Alvarenga
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Programa
Veja o programa do curso.
Disciplinas
Veja a ementa das disciplinas.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.