Este programa apresenta formação continuada em psicologia integrativa. Esta, por sua vez, propõe um processo ativo e vivencial que integra as dimensões do indivíduo através da integração de diversas abordagens psicológicas. O termo “integrativa” refere-se à integração de abordagens psicológicas, neurocientíficas e áreas relacionadas, adequadas para a psicoterapia integradora das multi dimensões do ser, de modo singular, equilibrado, apropriado e efetivo em todos os seus níveis de funcionamento ...
Este programa apresenta formação continuada em psicologia integrativa. Esta, por sua vez, propõe um processo ativo e vivencial que integra as dimensões do indivíduo através da integração de diversas abordagens psicológicas. O termo “integrativa” refere-se à integração de abordagens psicológicas, neurocientíficas e áreas relacionadas, adequadas para a psicoterapia integradora das multi dimensões do ser, de modo singular, equilibrado, apropriado e efetivo em todos os seus níveis de funcionamento na vida: afetivo/emocional, comportamental/gestual, cognitivo/mental, social/relacional, físico/fisiológico, bioenergético e transcendental/espiritual. Assim, instaura-se um processo de transmutação de aspectos fragmentados, não resolvidos, conscientes ou não, em processamento em rede de conexões com elos integrativos prospectivos de saúde, bem estar e qualidade de vida. Isto se dá, por meio da redução do uso de mecanismos de defesa inibitórios da espontaneidade e de contato pleno com o mundo e limitadores da flexibilidade nas relações interpessoais, na resolução de problemas e manutenção da saúde. É o processo de tornar-se inteiro. Através da integração, a pessoa torna-se capaz de encarar cada momento de maneira aberta e nova, sem a proteção de opinião, posição, atitude ou expectativa pré-formadas predisponentes ao adoecimento.
Outro aspecto do termo “integrativa” presente na psicologia integrativa é a integração das esferas micro e macrocósmica do desenvolvimento humano de modo consciente, contínuo e flexível demandado em interações sociais e transpessoais dos sistemas que o ser se insere ou que o cerca em cada fase da vida. Deste modo, a psicologia integrativa instaura um processo integrativo vivencial ativo de desenvolvimento continuado de sensibilidades, habilidades, competências únicas para tarefas específicas, relações interpessoais e prospecção de novos aprendizados.
A Psicoterapia Integrativa leva em consideração todas as multi dimensões do funcionamento humano para realizar seu objetivo de facilitar a totalidade, ou seja, integrá-las de maneira que a qualidade do ser e do atuar da pessoa no espaço intrapsíquico, interpessoal e sociopolítico seja equilibrada, respeitando seus limites, forças internas e as externas nas interações com os elementos do ambiente que vive e se relaciona. Nesse quadro de referência, considera-se que a integração é um processo com o qual os psicoterapeutas também precisam vivenciar e se comprometer. Assim, existe um foco na vivência de integração pessoal dos psicoterapeutas do mesmo modo que é essencial que busquem, continuadamente, conhecimentos em múltiplas abordagens em psicologia, neurociência e áreas relacionadas à saúde com o compromisso ético de manterem-se atualizados e integrá-las. Pelo exposto anteriormente, a Psicoterapia Integrativa cumpre as recomendações atuais para saúde da OMS que preconiza a mudança do paradigma da medicina tradicional, de adoecimento e intervenção, para promoção de saúde e qualidade de vida. Ainda atende a Política Nacional de Promoção de Saúde e de Práticas Integrativas e Complementares.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço no campo da psicologia na saúde mental, permeando as lacunas na formação acadêmica. Em um cenário de retrocesso e desmonte das instituições públicas e da incapacidade das instituições privadas em dialogar com a pesquisa, esta formação busca ainda, oferecer um debate horizontal entre docentes e discentes, contribuindo para a prospecção de lideranças e novos investigadores psicologia integrativa.
Programa de Formação em Psicologia Integrativa Esta formação é composta por cinco trilhas, cada uma correspondente a um curso de 24 horas:
Curso 1 –Introdução à Psicologia e Terapia Integrativa
Curso 2 –Integração Teórica em Psicologia e Terapia Integrativa
Curso 3 –Integração em Psicologia e Terapia pelo viés do Ecletismo Técnico
Curso 4 –Integração em Psicologia e Terapia pela Complementaridade Paradigmática
Curso 5 –Praticando Psicologia e Terapia Integrativa Os alunos que, por qualquer motivo, não conseguiram cursar anteriormente o Curso 4 terão agora a oportunidade de concluí-lo, com este novo oferecimento do Curso 5, completando assim a formação.
Ao final, os participantes que concluírem quatro ou cinco cursos receberão os certificados individuais de cada curso cursado e aprovado, além de um certificado referente à conclusão do Programa de Formação em Psicologia Integrativa.
Objetivo
- Investigar a psicoterapia integradora das multi dimensões do ser em todos os seus níveis de funcionamento na vida: afetivo/emocional, comportamental/gestual, cognitivo/mental, social/relacional, físico/fisiológico, bioenergético e transcendental/espiritual.
- Instaurar um processo de transmutação de aspectos fragmentados, não resolvidos, conscientes ou não, em processamento em rede de conexões com elos integrativos prospectivos de saúde, bem estar e qualidade de vida.
- Reduzir o uso de ...
- Investigar a psicoterapia integradora das multi dimensões do ser em todos os seus níveis de funcionamento na vida: afetivo/emocional, comportamental/gestual, cognitivo/mental, social/relacional, físico/fisiológico, bioenergético e transcendental/espiritual.
- Instaurar um processo de transmutação de aspectos fragmentados, não resolvidos, conscientes ou não, em processamento em rede de conexões com elos integrativos prospectivos de saúde, bem estar e qualidade de vida.
- Reduzir o uso de mecanismos de defesa inibitórios da espontaneidade e de contato pleno com o mundo e limitadores da flexibilidade nas relações interpessoais, na resolução de problemas e manutenção da saúde.
- Desenvolver o processo de tornar-se inteiro.
- Desenvolver processo ativo e continuado de sensibilidades, habilidades, competências únicas para tarefas específicas, relações interpessoais e prospecção de novos aprendizados.
Público-Alvo
Este curso tem por público alvo profissionais de órgãos e entidades públicas, de organizações de sociedade civil e movimentos sociais ou estudantes de nível superior com interesse e/ou atuação na área da saúde bem como: psicólogos, profissionais de RH, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas, enfermeiros, cuidadores, estudantes e residentes de cursos de medicina, estudantes de ciências humanas e ciências sociais a partir do 5o período.
Pré-Requisito
Ser graduado ou estar cursando o 5º período do público-alvo.
Metodologia
Aulas expositivas, práticas e vivenciais com utilização de recursos on line. Estudo de casos, vivências, individuais e em grupo, através de salas simultâneas. Apostilas, aulas gravadas e leituras complementares disponibilizadas na plataforma acadêmica. Ambiente síncrono do zoom. Aulas gravadas e disponibilizadas no Moodle por 2 meses após o término do curso.
O curso poderá ser pago em 2 parcelas de R$ 505,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
PARCELAMENTO NO CARTÃO DE CRÉDITO:
Esse curso é de parcela única no boleto. No entanto, facilitamos o pagamento em até 10 (dez) vezes no cartão de crédito (Mastercard e Visa). Nesse formato de parcelamento não se aplica descontos.
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Elo, Diners, Mastercard e Visa; boleto bancário¹ e cartões de débito².
¹o boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária após o registro no banco, realizado, no máximo, uma hora após o atendimento
²somente presencial, em um de nossos balcões de atendimento.
Alunos custeados por empresas deverão enviar carta compromisso ou nota de empenho para confirmar sua matrícula (detalhes em "Veja o procedimento de admissão no curso").
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos:& ...
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.