Com a arte presente, vamos pensar suas contribuições e caminhos que podem estruturar uma aula, considerando que a poética pode ser um recurso para além da educação artística.
Palestrante:
Helio Rodrigues: Artista plástico (escultor, pintor e gravador). Atualmente é professor e diretor do Arte Ação Brasil - Instituição voltada para o desenvolvimento e divulgação da arte-educação através de iniciativas presenciais e online. É o professor responsável pelo FORMAe - Formação em Arte-Educação. Vinculado ao IAE - Instituto de Arte-Educação, Helio é mentor e coordenador do Projeto Social Eu Sou, que através da arte, desde 2003 vem fortalecendo a identidade de crianças e adolescentes moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro. Atua dentro e fora do Brasil como artista plástico, participando de feiras e exposições desde 1975. www.heliorodrigues.com.br .Há 8 anos vem apresentando instalações artísticas baseadas em conceitos que levem o público a dialogar com a diversidade e refletir sobre as barreiras sociais. Essas exposições itinerantes têm sido montadas em diversos museus e centros culturais no Brasil.Ministrou a cadeira de Arte-Educação do Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS) por 4 anos - 2013 a 2017.
Programa:
-As bases de uma proposta
-O pensar concreto na Educação
-O pensar abstrato na Educação
-Conceito - seu papel num programa de aulas
-Propósito - sua presença em cada aula
-Considerações práticas e reflexivas para o professor em sala
de aula.
-A poética - presença além da Arte.
A construção poética como estrutura para uma proposta
Ampliar o olhar, fortalecer identidades e o potencial
cognitivo através da arte
Gilda Helena Bernardino de Campos
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.