Breve apresentação do curso e dos docentes; diálogos sobre
inclusão; relatos de práticas projetuais ativas e cooperativas em contexto de
ensino/aprendizagem; debate sobre interações inclusivas na sala de aula.
Palestrantes:
Daniela Marçal: Fonoaudióloga
(IBMR) e Doutora em Design Inclusivo (PUC-Rio). Pesquisadora do Laboratório
Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design (LINC/PUC-Rio), onde é
Co-Supervisora do eixo Design para Educação Inclusiva. Membro da Equipe
Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS/IFF/Fiocruz).Desenvolve
pesquisas e projetos com foco na infância, Design, Saúde e Educação inclusivas.
Eduardo de Andrade
Oliveira: Doutor em Design (PUC-Rio). Diretor da Arte Cinco Produções
Artísticas e Culturais Ltda. Professor do curso "Arte, Educação e Inclusão
com Orientação Universitária" (PUC-Rio) (curso para alunos especiais). Pesquisador
no Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design
(LINC/PUC-Rio). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: design de
bonecos, reaproveitamento criativo, objetos didáticos, educação/inclusão, circo
e teatro. É também ator, cenógrafo,
aderecista, artista plástico e palhaço profissional desde 1988 pelo Sindicato
dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro.
Membro da primeira formação da Intrépida Trupe e fundador do grupo Irmãos Brothers
e atualmente apresenta espetáculo de sua autoria, "O Esquecimento
Global?" como o palhaço cientista Dudu.
Lucas Brazil: Doutorando e mestre em Design (PUC-Rio). Coordenador da Brinquedoteca Maria Dolores, onde pesquisa e trabalha com jogos, brincadeiras da cultura popular brasileira e inclusão social. Coordenador de Conteúdo e Estrutura do projeto de Design Social Ilha Design, que busca facilitar a inclusão de estudantes de comunidades periféricas, respeitando as diversidades e saberes tradicionais de cada local de atuação. Pesquisador do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design (LINC/PUC-Rio), onde é co-supervisor do Eixo de pesquisa Design para Educação Inclusiva. Pesquisa e trabalha com experiência em Design Social, Design de Produto, Inclusão social, infância, cultura do Brincar, brinquedo, educação, sustentabilidade e artes.
Luciana Perpétuo
Oliveira: Doutoranda no PPGDesign - Design e Sociedade (PUC-Rio) e
professora colaboradora no de Linguagem Gráfica no Projeto Básico da graduação
em Design. Pesquisadora do Laboratório de linguagem, interação e construção de
sentidos LINC/Design. Orientadora de
projetos de intervenções urbanas em arte e tecnologia em um dos programas do Oi
Futuro/Oi Kabum! Lab Laboratórios de Cultura Digital, e coordenadora do projeto
Oi Kabum! Imagine-se Laboratórios de Arte e Tecnologia na Escola, dedicado a
gestores/educadores da rede pública de ensino no Centro de Criação de Imagem
Popular/CECIP . Representa o CECIP no GT Comunicação da Campanha por um
Curriculum Global da Economia Social Solidária. Integra o Núcleo de Estudos e
Experimentações em Memória, Arte e Tecnologia/ NAMT; participa do Programa
ACESSE Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI, na formação de
professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas,
aprofundando a abordagem STEAM e sua interface com o currículo da Rede SESI de
Educação/Aprendiz Cidade Escola. No Instituto Fayga Ostrower integra o conselho
consultivo da diretoria.
Eduardo Figueira: Doutorando em andamento no Programa de Pós Graduação em Design na (PUC-Rio). Bacharel em Artes e Design (UFJF). Especializado em Educomunicação pela Faculdade Unyleya. Diretor e produtor de Artes visuais em suporte bidimensional e digital pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valença. Professor voluntário na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valença. Artista visual na Calciopédia. Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design (LINC/PUC-Rio). Doutorando em andamento no Programa de Pós Graduação em Design na (PUC-Rio). Bacharel em Artes e Design (UFJF). Especializado em Educomunicação pela Faculdade Unyleya. Diretor e produtor de Artes visuais em suporte bidimensional e digital pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valença. Professor voluntário na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valença. Artista visual na Calciopédia. Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos/Design (LINC/PUC-Rio).
Renata Mattos Eyer de
Araujo: mestre em Design pela PUC-Rio. Doutorado em Design em curso no
Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. Pesquisadora do Laboratório,
Linguagem Interação e Construção dos Sentidos no Design (LINC); Professora do
Curso de Graduação em Design do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.
Coordenadora do Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência
(NAIPD/PUC-Rio). Coordenadora da Oficina de Tecnologia Assistiva do Centro de
Vida Independente (CVI-Rio). Atua principalmente nos seguintes temas: Design,
Tecnologia Assistiva, Educação e Inclusão. Desde 1990 desenvolve projetos na
área de design e tecnologia assistiva baseado na abordagem metodológica Design
em Parceria, cujo foco são as pessoas, suas intenções e interações visando a
autonomia das pessoas com deficiência, qualidade de vida e inclusão.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.