O curso tem como objetivo introduzir os alunos à tradição taoísta, ressaltando suas características multifacetadas e sua imensa influência na cultura chinesa e no Extremo Oriente, bem como ramificações que se estenderam a práticas comuns hoje, não só na China, como também no ocidente.
Evitando as generalizações fáceis e problematizando a
desgastada dicotomia entre Taoísmo “filosófico” e Taoísmo “religioso”, vamos abordar o Taoísmo em sua dimensão plural. Desta forma, iremos explorar a tradição taoísta não somente com a leitura atenta e discussões de textos originais e traduzidos para o português e inglês, mas também com a apresentação de rituais e práticas devocionais e de vida, tais como desenvolveram-se ao longo da história da tradição taoísta na China.
Finalmente, iremos discutir as formas como práticas e problemáticas trazidas pelo Taoísmo articularam-se com outras tradições na China, em particular com a entrada do Budismo no país e em seu sincretismo com o Confucionismo.
Metodologicamente, o curso proposto será composto por duas partes. As aulas serão alternadas entre os dois professores, desta forma ressaltando a interrelação entre os textos fundadores do Taoísmo da época Zhou e seus desenvolvimentos posteriores, a partir do movimento Huang- Lao e o Neo-taoísmo ainda entre os Han, bem como durante o período Wei-Jin e os movimentos milenaristas do Mestre Celestial, a escola taoísta da Clareza Superior e muitas outras.
Para o apoio daqueles que ainda tem pouco (ou nenhum) conhecimento da cultura e língua chinesa, iremos disponibilizar uma semana antes do início do curso textos introdutórios sobre o assunto.
Uma extensa bibliografia sobre o assunto será disponibilizada ao longo do curso para os alunos.