O curso destina-se a profissionais e interessados em conhecer aspectos gerais de uma arte que mantém sua essência de produção por mais de mil anos, e que encanta a muitos por sua peculiar interação com a luz e o ambiente no qual está inserido. A longevidade de um vitral é inversamente proporcional à natureza frágil de seus materiais. Em sua condição de bem integrado a arquitetura possui uma dupla função, a fruição e a proteção do espaço arquitetônico contra intempéries, exigindo um cuidado e uma conservação adequada, muitas vezes não realizada, sendo comum a necessidade de restaurações. Como suporte da arte, e em muitos casos vinculados ao patrimônio histórico e cultural protegido, necessita de um cuidado especial na manutenção de sua originalidade em casos de intervenção, não sendo suficiente apenas o conhecimento das técnicas de execução, mas também dos conceitos de conservação e restauração, e, sobretudo, a ética profissional.
Buscando uma síntese entre o fazer e o pensar, o “Programa de Restauro e Conservação em Arquitetura e Urbanismo” tem como objetivo oferecer à(o) aluna(o) uma crítica fundamentada na teoria e, ao mesmo tempo, uma aproximação, tanto da prática projetual, quanto da execução de obra.
Do ponto de vista acadêmico, como projeto de extensão universitária, pretende-se que essa aproximação proporcione uma qualificação ambivalente: de um lado buscando compartilhar uma visão panorâmica das conquistas de um campo disciplinar que abarca, minimamente, três séculos de conhecimento; e, por outro, suprir lacunas na formação universitária, de maneira geral, tão carente dos fazeres.
O Programa busca, ainda, o estabelecimento de diálogos horizontais entre a academia, o escritório de projeto, o atelier de restauro e o canteiro de obras.
Justifica-se este programa a partir da importância em instrumentalizar uma compreensão clara e uma intervenção objetiva para os diferentes agentes envolvidos nas intervenções do Patrimônio Histórico, Artístico e, enfim, Ambiental, que pertence a todos e que, numa condição ideal, traz a responsabilidade de pensar fazendo e fazer pensando.
O segundo curso na sequência da programação intitula-se “Projeto de Restauração Arquitetônica, Prática e Tecnologias” que levanta questões práticas de projeto de restauração arquitetônica e a inserção de novas Tecnologias, apresentando estudos de casos em Restauração e Conservação de Edifícios Históricos no Rio de Janeiro, em trabalhos realizados pelo próprio docente.
Esse módulo busca introduzir nos interessados a temática dos vitrais em seus aspectos conceitual, histórico, tipológico e técnico, através de aulas ministradas por especialistas da área, e de visitas de exemplares em nossa cidade e a um ateliê de vitrais. Além de conhecer os processos de criação e produção, o aluno será apresentado aos principais fatores de degradação e à metodologia para elaboração de um projeto específico de conservação e restauração de vitrais.