Desde a Antiguidade até aos dias de hoje, diversos filósofos se questionaram e continuam a questionar sobre a possibilidade de assegurar a verdade daquilo que se considera conhecimento.
Este conhecimento pode ter objetos tão variados como as propriedades dos objetos dos quais pretendemos ter conhecimentos científicos, Deus, ou até mesmo o próprio estatuto metafísico desses objetos, isto é, como fora da mente, disponível no mundo para que possamos conhecê-los. Alguns dos filósofos que se propuseram a responder a estas questões julgam que é impossível obter esta segurança – os céticos; outros, que é possível ultrapassar os obstáculos que os céticos colocam à obtenção dessa segurança. Neste curso, pretende-se, em primeiro lugar, abordar a origem destes questionamentos na Antiguidade e distinguir os tipos de ceticismo que se formaram a partir das respostas (céticas) aos mesmos. Em segundo lugar, abordaremos a retomada da filosofia cética na Modernidade, após um período de ‘adormecimento’ na Idade Média, as suas motivações e especificidades que o tornam singular e distinto do ceticismo antigo. Por último, pretende-se dar a compreender de que modo se pode considerar que pelas suas respostas tanto aos céticos antigos como modernos, os filósofos céticos dos dias de hoje devem tanto a uns quanto a outros.
Neste curso, pretende-se familiarizar os alunos com as principais questões que levaram os filósofos às questões e respostas céticas (por parte de uns), assim como a soluções não céticas (por parte de outros). Para compreender este debate quase milenário, os pensadores que se pretende abordar (alguns por fontes secundárias) são Pirro de Élis, Arcesilau, Carnéades, Enesidemo de Cnossos, Sexto Empírico, René Descartes, John Locke, George Berkeley, David Hume, Immanuel Kant, Thomas Reid, Ludwig Wittgenstein, Barry Stroud, Robert Fogelin e Oswaldo Porchat.
Interessados pelo tema (público em geral), estudantes de filosofia e ciências humanas.
Possuir graduação em qualquer área de conhecimento
Aulas ao vivo pela plataforma zoom. As aulas ficarão gravadas até 02 meses após o término do curso.
Metodologicamente, o curso proposto será composto por três partes, baseadas na leitura e análise dos textos dos principais autores da história do ceticismo antigo, moderno e contemporâneo.
A bibliografia será disponibilizada em português ao longo do curso para ser trabalhada e discutida durante as aulas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094