Em um momento de tantas dúvidas e incertezas, a criação de espaos de debates, trocas de ideias e aprofundamento de conhecimentos se torna fundamental. Os ETC…foram criados para inaugurar esse espaço de interlocução transdisciplinar sobre cenografia. Serão sete encontros nos quais Suzane Queiroz, coordenadora da Pós Graduação Cenografia no Campo Ampliado na PUC-Rio convida profissionais atuantes no Brasil e no Exterior, em áreas diversas que estruturam a prática da Cenografia na atualidade. Desde a Arquitetura até a Arte Contemporânea, dentro e fora dos palcos, os encontros terão como eixo central as experiências transdisciplinares que habitam os espaços ENTRE os diferentes campos do conhecimento. Em eterna metamorfose, a partir de experimentos e descobertas, a Cenografia é nos dias de hoje o resultado dinâmico desse ENTRE da Arquitetura, Cenografia, Artes Visuais, Design, Engenharia e ETC…
Discutir:
- Quais são os pontos em comum entre a cenografia e a arquitetura?
- O que tanto motiva os arquitetos a praticar a cenografia?
Essas e muitas outras questões serão abordadas no encontro da Coordenadora da Pós- Graduação em Cenografia no Campo Ampliado e os convidados do Estúdio Chão nesse primeiro ETC Promovido pela PUC-Rio.
Palestrantes:
Adriano Carneiro e Antonio Pedro Coutinho: ESTÚDIO CHÃO é um ateliê de projetos de arquitetura e cenografia sediado no Rio de Janeiro, fundado em 2015 pelos arquitetos Adriano Carneiro de Mendonça e Antônio Pedro Coutinho. Com mais de doze anos de experiência, criam e colaboram em projetos de expografia, arquitetura efêmera, instalações artísticas, arquitetura de interiores, residências, museus, bibliotecas e centros culturais, além de cenários para dança e teatro. Seus projetos buscam expandir a ação e pensamento da arquitetura no encontro com as artes visuais e cênicas, ampliando sua interlocução no campo da cultura. Nos últimos anos, o estúdio vem desenvolvendo uma série de propostas de provocação e ativação do espaço público por meio de instalações temporárias, com destaque para a obra Transborda, no Museu de Arte do Rio, e a Ocupação Conexidade, na Praça XV. "Acreditamos na arquitetura como uma chave potente de experimentação e construção de redes e relações para aproximar pessoas e instituições por meio do espaço comum."
Profissionais graduados nas áreas de: Cenografia,
Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design, Artes Cênicas, Comunicação,
Engenharia Civil entre outras áreas correlatas.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.