A 2ª edição do ETC-Encontros Transdisciplinares em
Cenografia contará com 3 encontros com mulheres atuantes na área da cenografia
e em duas áreas que estabelecem um diálogo estreito e transbordante com a
cenografia: Figurino e Iluminação.
O et cetera e o imprevisto me interessam e, mais ainda, o
momento inaugural que estamos vivenciando no qual surge novas linguagens e
novas formas de atuação profissional. Nossas convidadas nos mostrarão um
panorama das transformações pelas quais o vestir, o iluminar e o habitar passam
neste momento de tantos desafios e interações interfaceadas digitalmente.
Esta nova edição dos ETCs antecipa a abertura da Pós
Graduação Cenografia no Campo Ampliado e dos cursos de extensão que integram o
programa de capacitação em cenografia pela CCE PUC-Rio.
Quais as diferenças entre a cenografia para os palcos de
teatro e para os espaços que transbordam os palcos? Quais conexões artísticas
nos inspiram a inaugurar novas formas de atuar criativamente? Essas e muitas
outras questões serão abordadas na quinta-feira dia 17 de junho às 19h no
encontro entre a arquiteta e cenógrafa @suzanequeiroz e as cenógrafas Susana
lacevitz e Natália Lana no ETC 3 – MEHABITA!
Palestrantes:
Natália Lana: cenógrafa com mais de 20 anos de intensa atuação no mercado teatral, criou cenários para diversos MUSICAIS como : "A Cor Púrpura" e "Bibi uma Vida em Musical", com direção de Tadeu Aguiar , "70 e 60 Doc. Musical " espetáculos de Frederico Reder e Marcos Nauer e "Conserto para Dois" com direção de Jarbas Homem de Melo.Participa do trio criativo junto com o diretor Fernando Philbert e o iluminador Vilmar Olos, intitulado CENA COLETIVA, tendo realizado 13 espetáculos em conjunto. Na área de SHOWS, criou o cenário para a turnê “Carbono” do cantor e compositor Lenine, para o DVD "Hello Mundo" de Ludmilla, para o DVD do Nego do Borel entre outros.Em 2020 criou junto com a cenógrafa Marieta Spada o CENOGRAVANDO que tem como objetivo difundir o ensino da cenografia em diferentes plataformas virtuais. Lecionou nos anos de 2009 e 2010, na cadeira de cenografia da Faculdade de Belas Artes da UFRJ, e ministra diversas oficinas livres, dando enfoque à criação e às técnicas de construção e montagem.PRÊMIO CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS na categoria melhor cenário 2017 pelo espetáculo "Makuru- Um Musical de Ninar" de José Mauro Brant.PRÊMIO BRASIL MUSICAL na categoria melhor cenário 2018 pelo espetáculo " Bibi - Uma Vida em Musical " de Tadeu Aguiar.PRÊMIO BOTEQUIM CULTURAL, PRÊMIO BRASIL MUSICAL e destaque na temporada É SOBRE MUSICAIS na categoria melhor cenário 2019 pelo espetáculo "A Cor Púrpura" de Tadeu Aguiar.Indicada a 9 prêmios no ano de 2018 pelas cenografias em Bibi "Bibi - Uma Vida em Musical", "Makuru - Um Musical de Ninar" com direção de José Mauro Brant e " O Escândalo Phillipe Dussart" de Marcus Caruso com direção de Fernando Philbert, "Diário de Pilar na Grécia" de Simone Strobel e "70? Doc. Musical" de Marcos Nauer e Frederico Reder. Indicações a prêmios 2019: Cesgranrio de Teatro , Botequim Cultural, Brasil Musical e APTR, pelo cenário de "A Cor Púrpura”.
Susana Lacevitz: Sócia e diretora de arte da Cenografia.net, cria e desenvolve projetos cenográficos e direção de arte nas áreas de shows, DVDs, exposições, festivais, eventos especiais e TV há 25 anos. Dentro de inúmeros projetos recentes, destacam-se a expografia das exposições "Holocausto Luz e Sombra", no Museu do Amanhã, Tropicalia, no Quitandinha, Musica Brasilis, Transbarroco, de Adriana Varejão, "Underground Images", "Beth Carvalho, Madrinha do Samba", "Maldita 3.0", “Brasil Feminino”, “Lost Then Found” /Art Rio, “Gil70, “Brasil Cerrado”, de Siron Franco, “Concerto para encanto e anel”, de Nelson Felix, “Ocupação Mana Bernardes” ”, além de “Multiplicidade 10 anos” e "100 anos de Vinicius de Moraes", ambas com direção de arte de Batman Zavareze. Na área musical, realizou a cenografia das turnês de Monobloco, Zeca Pagodinho, Casuarina, Rubel, Macro – Pedro Luiz e Batman Zavareze , Ana Cañas, Flavio Venturini, Teresa Cristina, Silvia Machete, Sururu na Roda e os DVDs “Samba Social Clube 1 e 2”, Benito de Paula, Detonautas Roque Clube, “Um Barzinho, Um Violão 1,2 e 3”, “Fagner e Zeca Baleiro”, Sandra de Sá, Edson e Hudson, Bom Gosto e Revelação. Para TV assinou o cenário dos programas ABZ do Ziraldo, Sem Censura, Comentário Geral, Movie Box, Zés do Brasil, 7 X Bossa Nova e Samba na Gamboa, além dos Estudios Directv para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, Na área de eventos especiais: Digifestival, Festival de Cultura Digital, em 2018 no CCBB RJ, Nike Women Victory Tour 2016, Jogos de Ouro 2017, Mercado B, Village em Festa, São João Carioca 2013 e 2012, Verão do Rio, Roda Rio 2016, Rio Content Market 2011, 12 e 13, TEDx Bahia da Ilha Grande, além de uma parceria mais de 10 anos com e festival Multiplicidade e de 5 anos com a Flupp.+ infos, www.cenografia.net
Mediação:
Suzane Queiroz: coordenadora do curso de Pós-Graduação em cenografia e Mentora do programa de capacitação em cenografia vinculados ao DAU na CCE PUC-Rio. No IEDRio é mentora, coordenadora e professora do curso Master Design do Entretenimento. Atua como Arquiteta e Cenógrafa há 26 anos no Rio de Janeiro em diversas regiões do Brasil e exterior desenvolvendo projetos multidisciplinares para a realização de cenários com uma ampla área de atuação: Teatro, Shows, Estandes, Exposições, Estúdios, Desfiles, Eventos corporativos e culturais. Obteve reconhecimento em premiações nacionais, como o Prêmio IDEA Brazil, Prêmio Caio, tendo sido eleita a Designer de Ambientes do ano em 2010 e 2012 pelo Prêmio Colunistas. Em 2019 foi indicada e eleita Melhor Cenógrafa pelo Prêmio IATEC. Desde 2010 a área de atuação vem se fortalecendo no mercado cultural com ênfase em Shows e Exposições. Em paralelo ao desenvolvimento de novos projetos, faz pesquisas voltadas tanto para a investigação de orientações sustentáveis aplicadas a projetos de espaços de arquitetura e cenografia como também para a multiplicidade de dimensões de espaços e as diversas possibilidades de interfaces tecnológicas e habitação do corpo digital. Lecionou na graduação de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e na Pós-Graduação em Cenografia da UVA. Atualmente é Doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ da UFRJ desde 2020, Mestre em Design pela PUC-Rio em 2019, Arquiteta formada pela UFRJ em 1996.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.