
Engenharia de Petróleo
Especialização: 400 horas | Duração: 12 meses
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Sergio Augusto Barreto da Fontoura
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O curso proposto consiste na Especialização em Engenharia de Petróleo, em nível de pós-graduação “Lato-Sensu”. O objetivo desse curso é capacitar os profissionais, já graduados, para atuarem no mercado de óleo e gás como Engenheiros de Petróleo. Para concretizar este objetivo, esta proposta contempla um programa que cobre as áreas de engenharia de poço, engenharia de reservatório, engenharia de produção e avaliação econômica de projetos.
Engenheiros formados com intenção em se qualificar para atuar no mercado de Engenharia de Petróleo ou que atuam na área de óleo e gás e que buscam atualização profissional com o intuito de se preparar para novas funções.
Aulas online, ao vivo, pela plataforma zoom. As aulas gravadas são disponibilizadas no ambiente de aprendizagem online por 2 meses após o término do curso.
Sergio Augusto Barreto da Fontoura
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Introdução à engenharia de poço; Sistemas de perfuração; Equipamentos de sonda; Geopressões, Mecânica das Rochas e Estabilidade de Poço; Fluidos de perfuração e de completação; Cimentação; Hidráulica de perfuração.
Bibliografia:
Bourgoyne, A.T. et al: “Applied Drilling Engineering”, SPE Textbook Series Vol. 2, USA, 1991.
Thomas, J.E. et al: “Fundamentos de Engenharia de Petróleo”, Editora Interciência, 2001.
Machado, J. C.: “Reologia e Escoamento de Fluidos (ênfase na indústria de petróleo)”, Editora Interciência, 2002.
Rocha, L. A. S. R. et al: “Perfuração Direcional”, Editora Interciência, 2006.
Rocha, L. A. S. R., Azevedo C. T. et al.: “Projetos de Poços de Petróleo”, Editora Interciência, 2007.
Sparks, C.P.: “Fundamentals of Marine Riser Mechanics: Basic Principles and Simplified Analyses”, PennWell, 2007.
Aadnoy, B. et al: “Advanced Drilling and Well Technology”, SPE Textbook Series, USA, 2009.
Dicionário do Petróleo em língua portuguesa – Exploração e Produção de Petróleo e Gás, Editora Lexicon, ISBN 978-85-86368-55-4; 2009.
Mitchell, R. F.; Miska, S. Z.: “Fundamentals of Drilling Engineering”, SPE Textbook Series Vol. 12, USA, 2011.
Santos, O.L.A.: “Segurança de Poço na Perfuração”, Editora Blucher, 2013.
Introdução à Engenharia de Petróleo; Modelo de Escoamento na interface poço-reservatório; Determinação da Curva de IPR para poços produtores de óleo e de gás; Curvas de Declínio de Produção; Propriedade dos Fluidos; Fundamentos do Escoamento Monofásico em Tubulação; Conceitos básicos do Escoamento Bifásico em Tubulação; Gradiente de Pressão para Escoamento Monofásico e Bifásico em Tubulação.
Bibliografia:
Ahmed, T.: Hydrocarbon Phase Behavior. Houston, Texas, Gulf Publishing Company, 1989.
Andreolli, I.: Introdução à Elevação e Escoamento Monofásico e Multifásico de Petróleo, Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2016.
Beggs, H. Dale: Production Optimization. OGCI Publications, 1991.
Brill, J. P., Mukerjee, H.: Multiphase Flow in Wells. SPE Monograph vol. 17, 1999.
Brown, K. E.: The Technology of Artificial Lift Methods. Penn Well Publishing Company, Vol. 1, 2a, 2b, 3a, 3b, 4.
Khalil de Oliveira, M. C., Gonçalves, M. de A. L., Marques, L. C. do C.: Fundamentos de Garantia de Escoamento, Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2018.
Rosa, A. J., Carvalho, R. de S., Xavier, J. A. D.: Engenharia de Reservatórios de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2006, Capítulo I.
Thomas, J. E. et alii: Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2004.
Conceitos básicos de geologia do petróleo, geoquímica e geofísica. Ambientes deposicionais. Elementos de sistemas petrolíferos. Métodos de geologia do petróleo. Prospecção Exploratória. Perfilagem de poços. Conceitos Básicos de Petrofísica. Permeabilidade e fenômenos capilares. Propriedades do sistema rocha-fluido, conceitos de permeabilidade relativa, molhabilidade e compressibilidade das rochas. Propriedades dos hidrocarbonetos e experimentos PVT. Escoamento em meios porosos e regimes de pressão. Conceitos, definições e estimativa de Reservas. Previsão de comportamento de reservatórios de gás natural.
Bibliografia Básica:
1) Geologia: THOMAS, J.E., 2001, Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Editora Interciência e Petrobras (UC/RH), Rio de Janeiro. 271 p.
PRESS, F., SIEVER, R., GROTZINGER, J., JORDAN, T.H., 2006, (4a edição), Para Entender a Terra, Porto Alegre, Editora: Bookman 656 p., ISBN: 85-363-0611-4.
SELLEY, R.C., Elements of Petroleum Geology, 1998, Academic Press, San Diego, California, 470 p.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F., 2001, Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 568 p. ISBN: 85-86238-14-7.
2) Engenharia de Reservatórios:
Adalberto José Rosa, Renato Carvalho e José A. Daniel Xavier, Engenharia de Reservatórios de Petróleo, Universidade Petrobras, Interciência, 2006.
Leitura Suplementar:
- Introduction to Schlumberger Well Logging, Schlumberger Well Surveying Corporation, 1990
- Amyx, J.W., Bass Jr., D.M., Whiting, R.L.: Petroleum Reservoir Engineering – Physical Properties, McGraw Hill, 1980
- Dake, L.P.: Fundamentals of Reservoir Engineering, Elsevier, 1995
- Satter, A., Thakur, G.: Integrated Petroleum Reservoir Management, PeenWell Books, 1994
O Papel do Estudo de Viabilidade Técnico Econômica nas Decisões de Investimentos, Regulação na Indústria de óleo e Gás, Teoria da Decisão Monocritério e Multicritério, A Teoria da Decisão Ótima de Investimento Utilizando os Indicadores Valor Presente Líquido e da Taxa Interna de Retorno. Outros Indicadores Econômicos Usados pela Indústria do Petróleo para Suportar a Decisão de Investimento. Premissas Básicas para Avaliação Econômica em projetos de Exploração e Produção de Petróleo. Exemplos exercícios usando o Fluxo de Caixa Descontado com os Critérios VPL e TIR. Efeitos dos Impostos e das Participações Governamentais existentes no Brasil, no Binômio Risco-Retorno dos Projetos. Risco e Incerteza. Fronteira Eficiente e Carteira de Mercado. O Modelo CAPM e sua aplicação na definição da Taxa de Desconto ajustada ao Risco do Projeto. Decisões de Investimento e Decisões de Financiamento. Simulação probabilística por Monte Carlo e Otimização por Árvore de Decisão. Tipos de Incerteza (Incerteza Técnica e Econômica), o Valor da Informação na avaliação de projetos. Introdução à Teoria das Opções e sua aplicação em ativos Reais. Uma prova e Trabalho prático final da disciplina simulando um leilão de bloco exploratório usando um Modelo computacional que integra as Incertezas Técnica e Econômica, com análise estratégica, aplicada a Investimentos em Exploração e Produção de Petróleo. Nota: Proposta de um seminário com os temas Gestão de Portfolio e Análise Estratégica em E&P.
Bibliografia:
Ross, Stephen A.; Westerfield, Randolph W.; Jafle, Jeffrey F. e Lamb; 2015. Administração Financeira Corporate Finance. São Paulo, Editora Atlas S.A.
Coluna de perfuração; Brocas de Perfuração; Otimização da Perfuração; Perfuração Direcional; Perfuração Offshore; Completação.
Bibliografia:
Bourgoyne, A.T. et al: “Applied Drilling Engineering”, SPE Textbook Series Vol. 2, USA, 1991.
Thomas, J.E. et al: “Fundamentos de Engenharia de Petróleo”, Editora Interciência, 2001.
Machado, J. C.: “Reologia e Escoamento de Fluidos (ênfase na indústria de petróleo)”, Editora Interciência, 2002.
Rocha, L. A. S. R. et al: “Perfuração Direcional”, Editora Interciência, 2006.
Rocha, L. A. S. R., Azevedo C. T. et al.: “Projetos de Poços de Petróleo”, Editora Interciência, 2007.
Sparks, C.P.: “Fundamentals of Marine Riser Mechanics: Basic Principles and Simplified Analyses”, PennWell, 2007.
Aadnoy, B. et al: “Advanced Drilling and Well Technology”, SPE Textbook Series, USA, 2009.
Dicionário do Petróleo em língua portuguesa – Exploração e Produção de Petróleo e Gás, Editora Lexicon, ISBN 978-85-86368-55-4; 2009.
Mitchell, R. F.; Miska, S. Z.: “Fundamentals of Drilling Engineering”, SPE Textbook Series Vol. 12, USA, 2011.
Santos, O.L.A.: “Segurança de Poço na Perfuração”, Editora Blucher, 2013.
Análise Nodal; Sistemas Convergentes; Sistemas Divergentes; Fundamentos da Elevação Natural e dos Métodos de Produção; Métodos de Elevação Artificial, Gas Lift Contínuo e Bombeio Centrífugo Submerso; Otimização da Produção; Garantia de Escoamento; Metodologia para determinação da Curva de Produção; Demais Métodos de Elevação.
Bibliografia:
Ahmed, T.: Hydrocarbon Phase Behavior. Houston, Texas, Gulf Publishing Company, 1989.
Andreolli, I.: Introdução à Elevação e Escoamento Monofásico e Multifásico de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2016.
Beggs, H. Dale: Production Optimization. OGCI Publications, 1991.
Brill, J. P., Mukerjee, H.: Multiphase Flow in Wells. SPE Monograph vol. 17, 1999.
Brown, K. E.: The Technology of Artificial Lift Methods. Penn Well Publishing Company, Vol. 1, 2a, 2b, 3a, 3b, 4.
Khalil de Oliveira, M. C., Gonçalves, M. de A. L., Marques, L. C. do C.: Fundamentos de Garantia de Escoamento, Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2018.
Rosa, A. J., Carvalho, R. de S., Xavier, J. A. D.: Engenharia de Reservatórios de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2006, Capítulo I.
Thomas, J. E. et alii: Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2004.
Classificação dos tipos de reservatórios e seus mecanismos de produção. Métodos de previsão do comportamento: Balanço de materiais e declínio de produção. Recuperação melhorada de petróleo: Injeção de água. Metodologia de cálculo (Método de Buckley-Leverett). Recuperação suplementar offshore (o caso do Pré-sal). Métodos especiais de recuperação: aplicação do método WAG. Simulação numérica do comportamento de um reservatório. Aplicação prática: simulação de fluxo em um reservatório real. Conceitos de modelagem geoestatística. Análise de testes em poços. Regime transiente, métodos específicos, método das derivadas.
Bibliografia Básica:
Adalberto José Rosa, Renato Carvalho e José A. Daniel Xavier, Engenharia de Reservatórios de Petróleo, Universidade Petrobras, Interciência, 2006.
Leitura Suplementar: - Amyx, J.W., Bass Jr., D.M., Whiting, R.L.: Petroleum Reservoir Engineering – Physical Properties, McGraw Hill, 1980
- Dake, L.P.: Fundamentals of Reservoir Engineering, Elsevier, 1995
- Lake, L.W.: Enhanced Oil Recovery, Prentice Hall, 1989
- Crichlow, H.B.: Modern Reservoir Engineering – A Simulation Approach, Prentice Hall, 1977
- Jensen, J.L., Lake, L.W., Corbett, P.W.M., Goggin, D.J.: Statistics for Petroleum Engineers and Geoscientists, Prentice Hall, 1997
- Satter, A., Thakur, G.: Integrated Petroleum Reservoir Management, PeenWell Books, 1994
- Earlougher Jr., R.C.: Advances in Well Test Analysis, SPE Monograph 5, 1977
- Manual do Simulador IMEX (CMG)
Softwares:
- Conjunto de simuladores da CMG (IMEX) ou similares.
Constitui-se de um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Tema, prazo e local de entrega, tipo e orientador, serão definidos pela Coordenação Acadêmica do curso.
O prazo de entrega da monografia não poderá exceder a um semestre (6 meses) após o término efetivo das aulas.
Conferencistas convidados em tópicos sobre atividades de engenharia de petróleo.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!