O curso de Engenharia de Dutos foi criado pela PUC-Rio em 1999 sendo pioneiro no Brasil e formado cerca de 300 alunos, dos quais um grande contingente proveniente de empresas atuantes no segmento de dutos em geral. O programa foi montado com forte interação entre professores e profissionais altamente qualificados da indústria com o objetivo de formar especialistas para atuar nas diversas áreas associadas ao transporte de petróleo e gás, incluindo projeto, construção, montagem, operação, manutenção e garantia de integridade de sistemas de dutos. Reconhecido no país pela qualidade e por estar associado a atividades e pesquisas em dutos, assim como na prestação de serviços em áreas como escoamento na rede de dutos brasileira, no projeto, avaliação de integridade, pigging e instrumentação por fibra óptica em vários segmentos, em especial em tecnologias onshore e offshore. Destaque-se ainda que o Departamento de Engenharia Mecânica, através de professores responsáveis pelo curso, teve papel fundamental na associação com a Petrobras para a formação e o desenvolvimento das atividades do Centro de Tecnologia em Dutos – CTDUT, localizado nos Campos Elíseos, em Duque de Caxias, distante cerca de 35 km do campus da Gávea.
Formar especialistas para atuar nas diversas áreas associadas ao transporte por dutos de petróleo e gás incluindo projeto, construção, montagem, operação, manutenção, economia e regulação.
Perfil de Saída
O aluno formado
pelo programa deverá estar apto a trabalhar na área de dutos, devendo adquirir
conhecimentos gerais e específicos para entender, discutir e tomar decisões em
assuntos que englobam as fases de viabilidade e projeto detalhado, construção,
montagem, operação e manutenção de dutos. O campo de atuação e de conhecimento
inclui as seguintes áreas: i- escoamento de óleo e gás através do estudo e da
aplicação de conceitos básicos de mecânica dos fluidos e transferência de calor
para analisar e simular escoamento compressível e incompressível em dutos, com
estudos de casos de instalações brasileiras reais; ii- projeto de viabilidade
econômica de dutos e considerações de impacto ambiental; iii- projeto e
montagem, considerando o caminho ótimo e as possibilidades de controle de
operação; iv- análise de tensões em dutos sob pressão interna e externa, assim
como projeto segundo normas nacionais e internacionais vigentes; v- materiais
para dutos e sua fabricação, com ênfase na seleção de dimensões ótimas para o
transporte seguro; vi- integridade estrutural de dutos e correlações entre os
métodos e ferramentas de inspeção, e meios de reparo de danos causados por
corrosão, mossas e trincas por fadiga e corrosão sob tensão; vii- corrosão, sua
mitigação e proteção; viii- equipamentos auxiliares; ix- saúde, meio ambiente e
gestão de construção e operação aplicados às atividades de dutos.
Graduados nas áreas de ciências exatas e engenharias.
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma zoom.
A versão 2023-2024 terá duração de 18 meses com aulas on-line distribuídas em três semestres letivos consecutivos com carga horária total de 360 horas. Além dos professores da Universidade participam cerca de 27 professores colaboradores, especialistas de destaque nas respectivas áreas no país. As aulas acontecem on-line aos sábados no horário de 08:00h às 16h40min, com cerca de 80 min de intervalo para almoço. As disciplinas abaixo compõem o programa nos períodos (duas aulas por período): março-julho, agosto-dezembro de 2023 e março-julho de 2024.
- Escoamento em Dutos
- Projeto Mecânico de Dutos
- Tópicos em Projeto de Dutos
- Avaliação de Integridade de Equipamentos, Tubulações e Dutos
- Operação de Dutos
- Tópicos em Construção e Montagem de Dutos
- Seminários em Engenharia de Dutos
Requisitos para Aprovação
A aprovação final no curso depende da conclusão e aprovação na elaboração de uma monografia, assim como da aprovação em cada uma das seis disciplinas que compõem o curso. Cada disciplina terá uma ou duas provas (Testes) de avaliação, conforme programado. Não poderão ser aplicadas provas fora das datas previstas no calendário ou especificadas pelos respectivos professores (segundas chamadas). São requisitos mínimos para aprovação obter grau mínimo seis (6) e frequência de pelo menos setenta e cinco por cento (75%) nas aulas e seminários.
Visitas Técnicas - Virtuais
No decorrer do terceiro semestre serão programadas visitas técnicas virtuais a pelo menos duas empresas atuantes no segmento de dutos, como salas de controle da Transpetro, NTS ou TBG, assim como laboratórios do CTDUT no Rio de Janeiro. Visitas estão, contudo, sujeitas à confirmação por parte das empresas a serem visitadas.
Cadastramento - CREA-RJ
O curso de Especialização em Engenharia de Dutos da PUC-Rio está Cadastrado no CREA-RJ, através da PL/RJ No. 3847/2011 de 29 de julho de 2014. Após conclusão do curso, o aluno formado pode requerer ao CREA-RJ documento certificando estar habilitado a exercer um conjunto de atividades definido no “hall de atribuições” do CREA-RJ. Os interessados podem requerer a Certidão no Portal do CREA-RJ.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.