Esse evento faz parte da programação dos Encontros Musicais da PUC-Rio
Os encontros combinam apresentações musicais com bate-papo e acontecem semanalmente na unidade Centro da PUC-Rio. Cada artista ao se apresentar tratará de uma temática relacionada ao mercado da música, assim como estilo musical e outras possibilidades.
Nesta apresentação, a violeira Andréa Carneiro e os violeiros Bruno Reis, Du Machado e Henrique Bonna mostrarão a diversidade da viola Brasileira.
Trazida pelos portugueses, a viola no Brasil, foi interagindo com a cultura local e ganhando novas formas, tamanhos, nomenclaturas e afinações. Dessa forma, encontramos este instrumento de cordas dedilhadas em diferentes manifestações culturais (samba de roda, folia de reis, catira, siriri, repente entre outras) e em diferentes regiões do país.
Neste Encontro Musical, tocaremos e conversaremos sobre a viola de 10 cordas, a viola de cocho, a viola de buriti, a viola nordestina e a viola caipira.
Andréa Carneiro
Violeira carioca, Mestra em Música Brasileira (UNIRIO). Publicou como organizadora o livro Viola Instrumental Brasileira (Artviva Editora, 2005). Em 2010 gravou Chegança, seu primeiro Cd autoral. Desde 2000 vem se apresentando e desenvolvendo trabalhos solo e em grupo, e de pesquisa com o instrumento viola.
Bruno Reis
Começou seu trabalho de pesquisa de viola em 2004, quando recebeu uma bolsa do CNPq no projeto Obras Coloniais e Imperiais Brasileiras de Autores Anônimos, durante o bacharelado em composição na UFRJ. Atua em diversos trabalhos musicais, tendo já sido aprovado em editais da FUNARTE, BNDES, CCBB (RJ e DF), Caixa Cultural (RJ e DF) entre outros.
Du Machado
Ator e violeiro brasileiro (Uberlândia / MG). Graduado em filosofia. Dedica-se ao teatro, cinema e televisão. Toca, compõe e pesquisa as violas brasileiras. Desde 2016 segue idealizando e apresentando os projetos autorais Coração Encordoado: violas brasileiras e o Vôo das Fitas.
Henrique Bonna
Gravou trilhas sonoras para novelas, minisséries e três Cds com a Família Bonna, grupo formado por ele, seu pai Olívio Bonna e sua mãe Josefa Bonna. Em 2018 lançou o seu primeiro Cd solo - Bonna. Idealizador e Maestro do grupo Caipirando, primeira orquestra de viola caipira da cidade do Rio de Janeiro.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.