
Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré - Escolas
Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas visa aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições. Tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o ...
O Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas visa aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições. Tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta.
Pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, profissionais da área de saúde e cultura bem como licenciados em áreas afins.
A metodologia a ser utilizada durante o desenvolvimento do curso pretende assegurar o aprofundamento teórico, a reflexão crítica sobre a prática e a análise de diferentes alternativas e experiências realizadas na área da educação infantil.
Serão empregadas as seguintes estratégias metodológicas:
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma zoom.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Políticas dirigidas às crianças de 0 a 6 anos no Brasil: uma abordagem histórica. Iniciativas de caráter médico, medidas assistenciais e a ênfase educativa. Políticas voltadas à infância e os movimentos sociais. Infância, educação e cidadania. Impasses e perspectivas da educação infantil (Constituição de 1988 e nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Função social da educação infantil na construção de uma sociedade democrática.
Concepções de Infância. A Criança como sujeito histórico, social e cultural. Teorias do conhecimento e do desenvolvimento humano. O papel das interações sociais. Linguagem e constituiçao da consciência. Conhecimento, imaginação criadora e afetividade. O debate Piaget/Vygotsky e as questões educacionais.
Diferentes concepções de educação, de creches e pré-escolas a caminho da prática. A visão de pré-escola como jardim de infância: contribuições de Froebel, Decroly, Montessori. A enfâse no desenvolvimento cognitivo: Piaget e a psicogenética e suas implicações práticas. A educação pelo trabalho: Freinet e a Educação ds classes populares. Alternativas e perspectivas curriculares na realidade brasileira (análise de propostas e experiências pedagógicas da rede pública e particular e de iniciativas não governamentais).
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a educação infantil. Linguagem e história. Articulação creche / pré-escola / escola de 1º grau: dilemas e impasses. Políticas de acesso à escrita: contribuições e papel da educação infantil. Leitura/escrita e os profissionais que trabalham com a criança.
O conhecimento como compreensão do mundo e fundamentação da ação. Atitude científica do pesquisador. Tipos de pesquisa. Finalidade, significado, modalidades e abordagens metodológicas da pesquisa. Análise e discussão de pesquisas relativas ao campo dos Estudos Judaicos. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Diretrizes para a elaboração da monografia.
Diversividade cultural e prática infantis. Brinquedos e Brincadeiras. Literatura Infantil, música, desenho e arte na infância. O papel da educação infantil: interação e ação dos adultos. Autonomia, autoria e cooperação. Sexualidade e disciplina. Ética, valores, preconceitos. Literatura e cinema: visões sobre a infância. A criança e a indústria cultural.
Análise crítica da prática pedagógica: o que fazemos e o que queremos fazer. Projeto pedagógico de uma creche/pré-escola de qualidade: concepção, gestão, supervisão. Saúde da criança e o cotidiano da creche. Formação dos diferentes profissionais. Alternativas pedagógicas e exigências do dia a dia: planejamento; organização do espaço e do tempo; avaliação. O trabalho com as famílias. Questões específicas: a creche na empresa; creches e pré-escolas públicas; creches e pré-escolas comunitárias; a rede particular
Constitui-se de um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implicam análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!