Para candidatos estrangeiros ou brasileiros formados
em universidade estrangeiras será obrigatória a apresentação do CRM no ato da
inscrição e o diploma tem que estar revalidado.
Visto
de residente ou vínculo empregatício.
O curso será presencial, com aulas expositivas, apresentação de casos clínicos e discussão de artigos científicos, na parte teórica. Os alunos participarão do atendimento ambulatorial multidisciplinar, como também hospitalar. Ao final do curso, cada aluno terá que apresentar uma monografia com um tema aprovado pelo corpo docente sob supervisão de um orientador.
Objetivo Geral:
O objetivo da especialização em dor é capacitar os profissionais médicos, para correta avaliação e adequado tratamento da dor. Os alunos serão treinados a avaliar de forma correta, entendendo as diferenças que separam a dor aguda e a dor crônica e a importância em personalizar o tratamento de cada paciente, levando em consideração as peculiaridades psicossociais e emocionais do indivíduo e sua família.
Os alunos reconhecerão a fisiopatologia de cada tipo de dor, nociceptiva, neuropática, somática ou visceral. Irão aprender sobre os diversos tipos de síndromes dolorosas e seu tratamento. Aprenderão sobre dor oncológica e conceitos básicos em cuidados paliativos. Os alunos serão treinados em procedimentos intervencionistas para dor guiados por radioscopia, ultra-sonografia ou tomografia computadorizada.
O objetivo é fornecer ao mercado profissionais bem treinados, capazes de tratar adequadamente a dor aguda e principalmente a dor crônica, e saber indicar adequadamente a terapêutica clínico-farmacológica e intervencionista.
O curso seguirá as recomendações delineadas pela International Association for the Study of Pain (IASP) para o treinamento em dor.
Objetivos específicos:
Após completar a especialização em dor, o aluno deve ser apto a:
· Discutir a natureza multidimensional da dor e seus componentes, como também o impacto para pacientes e seus familiares, e as relações com as intervenções clínicas
· Discutir a avaliação clínica, as formas de tratamento e as crenças comuns entre profissionais de saúde
· Discutir as estratégias interprofissionais e multiprofissionais do tratamento, intervenção, manejo e desfechos do tratamento
· Desenvolver e discutir como parte de uma equipe interdisciplinar as estratégias de tratamento personalizadas, focadas no caso específico de cada paciente
· Discutir a avaliação e o manejo da dor, baseados em uma perspectiva ética, avaliando segurança do paciente, variáveis políticas e sociais
Médicos das seguintes especialidades: anestesiologistas, clínicos, pediatras, ortopedistas, neurologistas e neurocirurgiões.
Mariana Mafra de Oliveira Junqueira
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Alunos, ex-alunos, funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo departamento de medicina e odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.