Professores da especialização Transtorno do Espectro Autista: intervenção em múltiplos contextos convidam profissionais da área da saúde e da educação para um diálogo sobre os desafios e possibilidades da intervenção com crianças autistas.
Programação:
04/12 -Sinais
precoces do Transtorno do Espectro Autista - Mariana de Miranda Seize
07/12 - Os
desafios para o desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista
- Kátia Badin
09/12 - O uso da
Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) para o desenvolvimento da comunicação
em casos de TEA - Grace Cristina Donati
11/12 - As
funções executivas no Transtorno do Espectro Autista - Conceição Fernandes
14/12 -Funcionamento
cognitivo e o autismo: desafios e possibilidades na inclusão escolar - Carla Gikovate
16/12 - Estratégias
comportamentais e restrição alimentar - Mariana
Braido
18/12 - Modelo
Denver de Intervenção Precoce - Carolina
Salviano
Palestrantes:
Mariana de Miranda
Seize: psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.
Coordenadora acadêmica da especialização Transtorno do Espectro Autista:
intervenção em múltiplos contextos oferecida pelo CCE PUC-Rio. Formação clínica
nos instrumentos ADOS-2 e ADI-R para avaliação do Transtorno do Espectro Autista.
Formação Avançada no Modelo Denver de Intervenção Precoce pelo Mind Institute.
Coordenadora de Grupos de Estudos sobre o TEA e Supervisora Clínica.
Carolina Salviano de
Figueiredo: psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.
Certificada no Modelo Denver de Intervenção Precoce pelo Mind Institute (EUA).
Treinada em Coaching Parental pelo Mind Institute (EUA) Formada em Análise do
Comportamento pelo IBAC Diretora e fundadora da CapaciTEAutismo, voltada para
atendimento de crianças com TEA e capacitação de seus pais e cuidadores.
Coordenadora e idealizadora da Sessão Azul, sessões de cinema adaptadas para
crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Professora e supervisora
clínica no curso de especialização Transtorno do Espectro Autista (CCE
PUC-Rio).
Mariana Luísa Garcia
Braido: psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
e Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Professora nos cursos de
especialização Transtorno do Espectro Autista: Intervenção em Contextos
Múltiplos e Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência. Atua
desde 2014 no ambulatório de autismo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de
Janeiro como psicóloga do PAPRÉ (Programa de Atenção ao Pré-Escolar).
Cátia Crivelenti de
Figueiredo Walter: fonoaudióloga, mestra e doutora em Educação Especial
(UFSCar), pós-doutorado em Educação (UERJ). Professora visitante na University
of Central Florida (EUA – 2019). Professora Associada do Departamento de
Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa LATECA-UERJ Membro da SBFa,
ASHA, ISAAC, ABPEE e ABENEPi. Professora no curso de especialização Transtorno
do Espectro Autista (CCE PUC-Rio).
Carla Gikovate: médica,
neurologista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre
em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio. Especialista em
Educação Inclusiva, UGF. Professora Assistente da Faculdade de Medicina de
Petrópolis
Conceição Fernandes:
psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica - PUC-Rio Professora e supervisora
clínica das especializações em Transtorno do Espectro Autista e Avaliação
Neuropsicológica - CCE PUC-Rio Formação e experiência clínica na área de
Terapia Cognitivo-Comportamental e transtornos de neurodesenvolvimento.
Kátia Badin
Fonoaudiológa: é fonoaudióloga do setor de psiquiatria da Santa Casa de
Misericórdia do Rio de Janeiro atuando no Programa de Avaliação e Atendimento
ao Pré-escolar (PRAPRÉ), no Setor de Neuropsicologia e no atendimento a
crianças com autismo. Professora e supervisora clínica no curso de
especialização Transtorno do Espectro Autista (CCE PUC-Rio).
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.