Apresentar o universo da Cultura Tradicional da Infância, compartilhando seu rico repertório de brinquedos, brincadeiras, versos e histórias, que fazem parte da Cultura Brasileira;
Pesquisar as formas, soluções e mecanismos simples encontrados nos brinquedos inventados e construídos pelas crianças e pelos artistas populares e brincantes.
Fundamentar o exercício lúdico e poético do participante em seu processo de aprendizagem nos diferentes campos de mediação voltados para a Infância.
Estudantes e profissionais das áreas das Artes, Design, Letras, Educação e Psicologia. Educadores em geral, mediadores de leitura, contadores de histórias e os demais interessados por práticas brincantes.
A cada aula, os participantes são levados a brincar e fazer brinquedos. Esse brincar de fazer é entremeado por conversas, criando um campo de conhecimento sobre o fazer do brincar, a cultura das crianças, e o brinquedo como importante elemento de identificação cultural e ao mesmo tempo sinal vivo do potencial criador humano.
O caderno é uma ferramenta, um espaço para registrar o processo de aprendizagem, que serão acompanhados pelo professor, de forma que o participante termine o curso com um material que o auxilie a reconhecer seu próprio processo de fazer, sentir e pensar. O registro escrito e em desenho das experiências vividas em aula promove o reconhecimento dos aprendizados adquiridos nas práticas propostas.
Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho
Luis Vicente Barros Cardoso de Melo
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
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