O Programa de Saúde Mental: a Clínica Freudiana tem como objetivo abordar temas considerados relevantes destas primeiras décadas do século XXI, visando estabelecer um colóquio acadêmico científico entre o sujeito e a clínica, partindo do conceito freudiano de “sujeito singular, desejante e estrangeiro” e da nova estrutura clínica. Esta trilha, possibilitada o estudo das Transferências em Freud e o conceito de Cura em Psicanálise, no modelo de estudo de casos em supervisão.
Este programa, composto por 5 cursos, totalizando 80h, não visa habilitar clinicamente o estudante, mas possibilitar o uso da Técnica Psicanalítica em diferentes práticas.
Cursos do Programa:
- Introdução aos transtornos mentais
- Automutilação: a marca no corpo do sofrimento
- Os cinco casos clássicos freudianos da contemporaneidade
- Abordagem nos tratamentos terapêuticos à pacientes portadores de transtornos mentais: RAPS e CAPS
- As transferências em Freud
Sobre o curso Automutilação: a marca no corpo do sofrimento
O curso proporciona identificar os gatilhos que levam o sujeito a automutilação como descarga pulsional do seu sofrimento. A marca no corpo determina uma ruptura entre o prazer e a dor racionais com arbitragem inconsciente. A sociedade deste início de século, necessita de intervenções pontuais sobre estes acontecimentos, pois, os mesmos, corroboram para a formação de uma sociedade patologizada.
Aulas expositivas com utilização de recursos online.
Aulas ao vivo pela plataforma zoom.
Estudo de casos em grupo.
Apostilas, aulas gravadas e leituras complementares disponibilizado na plataforma acadêmica.
Aulas gravadas e disponibilizadas no Moodle por 2 meses após o término do curso.