A proposta de criação do curso de Especialização Lato Sensu em “Assistência Social e Direitos Humanos” toma por base o campo teórico e prático da Política de Assistência Social e, por conseguinte, o cenário de sua redefinição, sustentada pela aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, e pela implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este, iniciado em 2004, aponta para a necessidade de readequação tanto das estruturas, quanto das práticas sócio-assistenciais, colocando o desafio de estruturar e solidificar novos valores e princípios.
Essa perspectiva torna-se extremamente importante na consolidação de uma nova representação histórica da politica de assistência social, visto que como política pública, ela expressa diferentes aspectos nas relações estabelecidas entre as esferas pública e privada, estando - particularmente em nosso país - impregnadas de códigos culturais que se reproduzem historicamente, influenciando no reordenamento das diretrizes nacionais para a consolidação da política em âmbito local.
Assim, a perspectiva de desenvolvimento desta especialização permitirá que os profissionais participantes consolidem a visão acerca do sistema de proteção social brasileiro e, desta forma, aprofundem o debate sobre as influências do reordenamento estatal que, a partir das décadas de 1980 e 1990, são determinantes na confluência e permanente disputa entre projetos antagônicos, que apesar de deflagrados com perspectivas e intenções opostas, requerem interlocução com uma sociedade civil[1] ativa.
Trabalhará assim, considerando os reflexos desse processo e os elementos que integram o processo de operacionalização da política de assistência social, bem como seus desafios. Nesse sentido, pontua-se a relevância da análise do quadro brasileiro, cuja base de discussão atual sobre a democracia vincula-se, dentre outros aspectos, à incapacidade em dar concretude a políticas públicas eficientes e eficazes; considerando-se que “a maior parte das iniciativas de combate à desigualdade social acaba se transformando em políticas assistencialistas que não alcançam o objetivo inicial de geração da igualdade social” (BAQUERO, 2008, p. 393).
O
curso tem por objetivo geral formar especialistas em Assistência Social e
Direitos Humanos, proporcionando uma visão bem fundamentada sobre a conjuntura
social, os mecanismos legais e de intervenção técnico-operacional das
estruturas sócio assistenciais, aperfeiçoando análises de dados e de
indicadores, pertinentes a qualificação dos profissionais mediante as situações
e demandas, até então apresentadas pelo setor.
Em
relação aos seus objetivos específicos, propõe-se a:
O Curso tem como público alvo os profissionais de nível superior que atuam nas estruturas de gestão e execução da política de assistência social, cujo quantitativo cresce devido à valorização e as diretrizes de implantação com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Aulas Online.
O curso tem como ponto de partida uma leitura histórica, estrutural e dialética da realidade, situando o cotidiano das relações sociais e enfatizando uma leitura crítica sobre os problemas do cenário contemporâneo, colocados como desafios ao desenvolvimento da política de assistência social e ao trabalho profissional em seu contexto. De natureza interdisciplinar, adotará um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, palestras, seminários, workshops, dentre outros, além de exercícios de projetos coletivos e individuais, visando à fixação do conteúdo abordado.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.