O Programa de Saúde Mental: as Psicopatologias no Trabalho oferece em seus quatro cursos, uma visão sistêmica do estudo da fisiologia do trabalhador, a necessidade de reconhecer o seu tempo e espaço laboral e as doenças que estão sendo reconhecidas de origem somática. Pretende-se refletir e integrar os arcabouços teóricos tradicionais com as reais possibilidades de se estabelecer uma saúde mental igualitária, considerando os obstáculos de vulnerabilidade social.
Este programa, composto por 3 cursos, totalizando 56h, não visa habilitar clinicamente o estudante, mas possibilitar o uso da Técnica Psicanalítica em diferentes práticas.
Cursos do Programa:
- As psicopatologias do trabalho e o autocuidado na identificação do sofrimento e da saúde
- Saúde no trabalho: uma visão psicopatológica da área de gestão de pessoas
- O ajustamento e desajustamento psíquica do enfermeiro(a) nas atividades laborativas contemporâneas
Sobre o curso As psicopatologias do trabalho e o autocuidado na identificação do sofrimento e da saúde
O curso visa expandir e atualizar os conceitos de psicopatologia no ambiente laboral, bem como inserir a importância da identidade como elemento de autocuidado. Vem-se percebendo, no início deste século, que a psicopatologização é crescente. A pandemia provocada pelo SARVS-CoV-2 foi um gatilho disparador de incertezas, frustrações, cansaço entre outros componentes psíquicos que demonstram a necessidade do autocuidado para estabelecer a identificação do sujeito e sua subjetividade.
Psicólogos, educadores, assistentes sociais, psicopedagogos, gestores de RH, comunicadores sociais, estudantes universitários e o público geral que se interesse pelo tema.
Aulas
expositivas com utilização de recursos online.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom.
Estudo de casos em
grupo.
Apostilas, aulas gravadas e leituras complementares disponibilizado na
plataforma acadêmica.