Muita polêmica tem se observado em tempos recentes sobre questões ligadas ao céu, com negações dos modelos científicos hoje corroborados, em vários níveis e âmbitos.
Alguns fatores parecem responder por esses descompassos, entre eles certo déficit no ensino básico de ciências, quer do ponto de vista histórico, quer metodológico, quer filosófico. Os modelos científicos são apresentados aos alunos e ao público em geral sem a devida reconstrução das trilhas feitas até sua sedimentação, o que faz com que sua aceitação se assemelhe, no fim, a uma espécie de crença na comunidade científica e seu discurso.
Por tudo isso, o curso tem um alcance e importância maior que simplesmente contar uma história do céu. Pretende familiarizar o público com o processo mais amplo de construção e validação das hipóteses científicas, tendo o céu como ponto de apoio privilegiado para essa familiarização.
São quatro os cursos que perfazem o programa Filosofia do Céu, cada um com 30 horas de duração:
1) As Cosmologias da Antiguidade Grega (Prof. Marcus Reis)
2) A modernidade: uma nova forma de olhar o céu (Prof. Irã Salomão)
3) O Céu Próximo: as Perspectivas Astronômica e Astrológica (Prof. Guilherme Temporão)
4) O céu profundo contemporâneo: os telescópios Hubble e James Webb (Prof. Welles Morgado)
Será conferido certificado a cada um dos cursos e ao programa Filosofia do Céu para quem cursar com aproveitamento pelo menos 3 dos cursos oferecidos. A coordenação geral é do Prof. Edgar Lyra, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio.
O objetivo básico do curso é apresentar de maneira panorâmica os três sistemas filosófico-cosmológicos mais influentes da antiguidade, os de Platão, Aristóteles e os Estoicos. Além deste objetivo básico, o curso também busca apresentar o céu do ponto de vista do observador da terra, que é o modo como o sistema geocêntrico da antiguidade clássica foi construído. Vale ressaltar que, concomitante ao interesse teórico sobre o cosmos e seus movimentos, o espírito científico grego sempre buscava as relações éticas envolvidas nos sistemas cosmológicos apresentados pelas diferentes perspectivas. Assim, toda investigação física tem um aspecto ético e político envolvido. A partir disto, o curso apresenta em um primeiro momento o sistema ptolomaico do cosmos, descrevendo certas noções básicas de um sistema geocêntrico: os círculos da eclíptica e do equador celeste, os pontos dos equinócios e os solstícios, o movimento (aparente) dos astros e dos luminares (sol e lua), além das constelações básicas do céu ptolomaico. Depois deste momento inicial, o curso se
volta para os textos cosmológicos principais de Platão (Timeu), Aristóteles (De Caelo e Meteorológica) e dos Estoicos (Livro VII do Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, de Diogenes Laércio). Ao longo de todo o curso, aspecto éticos serão abordados, apresentando modos de vida vinculados às concepções cósmicas das diferentes cosmologias.
Aulas online, ao vivo, pela plataforma zoom. As aulas gravadas são disponibilizadas no ambiente de aprendizagem online por 2 meses após o término do curso.