Este curso foi cuidadosamente elaborado para quem
deseja ampliar o olhar sobre as questões que envolvem a infância de 0 a 1 ano.
Serão utilizadas abordagens que privilegiam a técnica da observação. Além
disso, nosso referencial de apoio teórico será de autores que reconhecem a
complexidade desse campo e ressaltam, sobretudo, a importância da escuta/olhar
sensível do observador.
Nesse curso teórico-vivencial, proponho um espaço
reflexivo que tem, como eixo central, a importância de uma ética do cuidado que
viabilize os processos de subjetivação na primeiríssima infância, considerando
as dimensões ética-estética e política envolvidas.
Apresentarei o conhecimento teórico-prático sobre a
importância da observação a partir de dois eixos:
1) a atenção aos estilos interativos e às
necessidades do bebê;
2) a forma de se comunicar do bebê,
considerando a sua dinâmica particular com o seu cuidador e com o seu
entorno.
Para isso, serão utilizadas como inspiração as
abordagens de duas observadoras de bebês: a psicanalista inglesa, Esther Bick,
e a pediatra vienense, Emmi Pikler. Somado a isso, outros interlocutores
incrementarão nossas reflexões.
Nesse sentido, o curso foi dividido em duas
partes: a primeira teórica-técnica, e a segunda parte do curso, prática, quando
o alunado observará a dinâmica do bebê nos diferentes espaços (na residência,
na creche, no abrigo etc), e compartilhará nas aulas as suas anotações sobre a
observação realizada no campo de prática (que será online). Essa prática não é
obrigatória, assim, nem todos precisam observar o bebê segundo o método.
A participação coletiva é obrigatória no grupo
reflexivo, pois permitirá ao grupo, a partir das narrativas dos
alunos-observadores, refletir, direta ou indiretamente, sobre situações de trabalho
nos diferentes contextos ( na saúde e na educação).
Com essa dinâmica pretendo produzir coletivamente
um espaço reflexivo, dinâmico e criativo. A intenção é fazer com que o alunado
se torne, num só tempo, sensível ao bebê, sendo um bom intérprete de suas
necessidades, e atento ao campo de afetações que o encontro com o outro
gera.
Estudantes de graduação a partir do 7o. período e profissionais da área da saúde e da educação que pretendem ou atuam em maternidade, setor pediátrico, espaço de recreação para bebê, creche, abrigo entre outros.
No curso utilizarei aulas expositivas com vídeos, apresentação de conteúdos e dinâmicas de grupo. Além disso, haverá indicação de leituras para articular com a prática, favorecendo, com isso, reflexões e problematizações dos temas que envolvem a primeiríssima infância.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Alunos, ex-alunos, funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento (21) 97674-6246 (8h30 até às 14h30) | (21) 99290-0885 (9h até 18h) | (21) 99421-4053 e 99281-9317 (14h30 até 20h30) | (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo departamento de medicina e odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.