Objetivo
Toda arte é erótica. Falamos isso evocando erotismo como potência transgressora capaz de romper os limites da descontinuidade dos seres em favor da unidade das paixões. Erotismo como dissolução das formas constituídas, como Georges Bataille tratou-o em sua obra, associando-o à morte, ao sacrifício, à poesia. Neste percurso entre a literatura e a filosofia serão abordados textos como a Trilogia Erótica (O caderno rosa de Lori Lamby; Contos d'Escárnio, textos grotescos; Cartas de um sedutor) de Hilda Hilst; A história do olho e Madame Edwarda, de Georges Bataille, A filosofia na alcova e Justine ou os infortúnios da virtude, de Marquês de Sade, além de outros textos que atravessem o tema. A ideia é que toda arte tem em si essa potência erótica, violenta, destruidora de categorias, arte como perda, dispêndio. A proposta do curso aborda ainda a perspectiva de os alunos realizarem exercícios de escrita, que poderão ser apresentados ao longo das aulas para orientação e discussão dos textos.
Público-Alvo
Metodologia
Aliar leitura dos romances com discussão filosófica a respeito do teor erótico das artes.
Coordenação
Leonardo Berenger Alves Carneiro
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.