Raphael Moura

Raphael Moura é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool-UK, Mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield-UK, e possui MBA em Gestão de Empreendimentos, pela FGV-RJ. Graduado em Engenharia de Produção pelo CEFET-RJ, é Especialista em Regulação concursado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis desde Nov/2005.


Raphael é integrante da lista tríplice (2020 a 2022) de servidores habilitados a assumir a Diretoria da ANP em caso de vacância, tendo exercido a função de Diretor-Geral Interino (setembro a dezembro de 2020) e de Diretor Substituto (desde junho de 2021). além de outras funções estratégicas e de liderança, como Chefe da Coordenadoria de Segurança Operacional, Superintendente de Infraestrutura e Movimentação, Assessor de Diretoria, Superintendente de Exploração e Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente. Idealizador do arcabouço regulatório de segurança para as operações de exploração e produção de petróleo e gás natural no país, possui diversas premiações e condecorações no Brasil e no exterior pelas contribuições para a segurança marítima, com destaque para a medalha Mérito Tamandaré e a admissão, no Grau de Cavaleiro, na Ordem do Mérito Naval.

Raphael é pesquisador honorário da Universidade de Liverpool e editor do periódico ASCE-ASME Journal of Risk and Uncertainty in Engineering Systems. É autor de diversas publicações técnicas e acadêmicas na área de regulação, riscos, incertezas e fatores humanos. Possui ainda larga experiência profissional na indústria do petróleo, com a entrega de resultados relevantes nos âmbitos público e privado.