Suely Ortega

Suely Ortega é Assessora Sênior de Performance Socia da Shell Brasil Petróleo Ltda desde 2013, coordenando todas as demandas socioeconômicas relacionadas às operações offshore de exploração de petróleo e gás, projetos de gás natural líquido e energias renováveis.

É Comunicadora Social, formada em 1986 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com uma carreira dividida em três etapas: Planejamento de Comunicação para empresas (1987 a 1993), Comunicação para a Conservação Ambiental e Educação Ambiental para o Instituto Baleia Jubarte e Conservação Internacional Brasil (1996 a 2003) e Comunicação e Educação Ambiental para programas socioambientais de mitigação de impactos da indústria do petróleo para Petrobras e Shell Brasil (2003 até o momento). Entre 2010 e 2011, ministrou aulas de Impactos Sociais na Indústria do Petróleo, no curso de Gestão Ambiental – MBA da FUNCEFET, em Macaé, RJ.

Com mais de 20 anos de experiência em estratégias de engajamento e planejamento participativo de programas de comunicação e educação com comunidades tradicionais, é responsável pelos Planos de Performance Social para atender as comunidades direta e indiretamente afetadas pelas operações da Shell, incluindo coordenação de estudos de impacto, avaliação de riscos e planejamento e execução dos projetos e programas sociais condicionantes do licenciamento ambiental e realizados com comunidades tradicionais e costeiras.

Desde 2013 coordena o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), que reúne representantes de todas as operadoras da Bacia de Campos.