Ruth Espinola Soriano de Mello

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2006), especialista em Políticas Públicas e Governo pelo IUPERJ (2003) e graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2000). 


Desde 2012, é professora do Instituto de Administração e Gestão (IAG) da PUC-Rio em disciplinas ligadas à ambientes de inovação, inovação social, educação empreendedora, empreendedorismo de impacto socioambiental, desenvolvimento local e planejamento de negócios. Em maio de 2019, ganhou prêmio de melhor prática nacional de ensino superior que contribui para o alcance dos ODS, da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e, em agosto de 2019 ficou em primeiro lugar com o melhor relato de experiência de cultura empreendedora da Nacional da Associação Nacional de Ambientes de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).Foi professora conteudista e tutora EAD do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Educação Empreendedora pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, ação promovida pelo Sebrae Nacional em parceria com MEC. Atualmente integra grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Federalismo e Política e Desenvolvimento (NUFEPD) do Departamento de Sociologia da PUC-Rio e o Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG/PUC-RIO.


Sempre atuou em organizações da sociedade civil, junto aos movimentos sociais (feministas, educação popular, economia solidária, comércio internacional) e há 15 anos se aproximou do campo terminológico do empreendedorismo social ao passar atuar na PUC-Rio à frente da incubação de empreendimentos sociais nascentes no seu Instituto Gênesis (incubadora da Universidade). É conselheira da Rede Academia B e da Academia ICE de Negócios de Impacto Socioambiental.


Na PUC-Rio atuou em vários departamentos. Foi coordenadora de negócios de impacto social e da área de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis (incubadora de empresas) da PUC-Rio, onde também atuou como tutora da Empresa Junior da PUC-Rio de 2009 a 2018 e como coordenação geral do Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura do RJ de incubação de empreendimentos criativos do Estado. De 2018 a 2020, atuou como Coordenadora Executiva da Policlínica em Saúde (Ambulatório São Lucas) do Departamento de Medicina da PUC-Rio. De março a dezembro de 2020, atuou como coordenadora de área da Coordenação Central de Ensino à Distância da (CCEAD) PUC-Rio em tempo parcial, mantendo ações de docência no IAG, além de seguir na assessoria da FAPERJ. Desde 2021, segue com atividades docentes junto à graduação da PUC-Rio e iniciou atividades com o NIS Rede Asta, em projeto com prefeitura de SP.


Desde 2018, atua como assessora da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ para programas de política pública em C&T&I, especialmente no campo da educação empreendedora, cultura empreendedora e negócios de impacto socioambiental.