Ticiano Costa Jordão

Ticiano Costa Jordão é um engenheiro civil e ambiental formado pela PUC-Rio com título de engenheiro mestre pela Universidade Técnica de Praga e doutorando em engenharia ambiental pela faculdade de tecnologia química da Universidade de Pardubice (República Tcheca). Ele é professor, coach e consultor em governança corporativa, responsabilidade social e sustentabilidade empresarial com larga experiência em gestão, contabilidade e comunicação para stakeholders no contexto do desenvolvimento sustentável das organizações. Ele também é professor e pesquisador em temas relacionados à política, gestão e conservação de recursos naturais, gestão estratégica de recursos energéticos renováveis e análise do ciclo de vida.
Ele é o co-fundador e diretor executivo da CRUSUS (www.crusus.org), uma rede internacional de especialistas em educação, pesquisa e consultoria em sustentabilidade. Ele também é co-fundador da rede internacional de sustentabilidade na aviação civil (SUSAV - www.susav.crusus.org).
Entre suas colaborações externas atuais, destacam-se:
-consultor associado da empresa Nicomak (desde maio de 2014)
-vice-presidente e co-fundador da câmara de comércio tcheco-brasileira em Praga (desde 2008)
-Pesquisador do Instituto de Negócios Sustentáveis da Universidade de Economia em Praga (desde setembro de 2013)
Ele possui várias publicações sobre responsabilidade social e sustentabilidade empresarial relacionadas com o setor da aviação civil, a indústria agro-alimentar, o setor de hospitalidade e o setor de geração e distribuição de energia. Em seus trabalhos de pesquisa e consultoria, a análise de oportunidades em eco-eficiência com o uso de ferramentas de avaliação do ciclo de vida e o uso do Sustainability Balanced Scorecard na gestão estratégica para a sustentabilidade empresarial é uma abordagem predominante. Nos últimos dez anos, ele tem ministrado cursos e seminários sobre temas supracitados, em universidades e empresas na República Tcheca, Brasil, Portugal, França, Espanha, Inglaterra, e no Principado de Mônaco.