Eloi Fernández Y Fernández

É engenheiro mecânico pela PUC-Rio, Mestre e PhD, também em engenharia mecânica, pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado na University of California, Berkeley, USA.

Pesquisador e Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, atualmente também coordena e leciona no Curso de Especialização MBE (Master Business Energy) do INSTITUTO DE ENERGIA da PUC-Rio, coordena o Programa de Normalização Técnica no Setor O&G do ITUC/PUC-Rio e Projetos de PD&I para o Setor Óleo & Gás.

Foi Diretor Geral da Organização Nacional da indústria do Petróleo – ONIP, de JAN2003 a OUT2016.

Foi Diretor da ANPAgência Nacional do Petróleo, no período de JAN1998 a ABR2002, responsável pelos segmentos das atividades ligadas a gestão do contrato de concessão (exploração, produção e participações governamentais), além dos setores de transporte e comercialização de petróleo e gás natural. 

Foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia.

Foi ainda, Diretor do ITUC - Instituto Tecnológico da PUC-Rio.  É autor e co-autor de quatro livros, entre os quais o Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa, Exploração e Produção; de mais de 40 artigos técnicos e científicos publicados em revistas e anais de congressos, nacionais e internacionais, além de mais de 100 artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação.

Lecionou várias disciplinas no campo de energia e processos termo-fluídos, na graduação e pós-graduação de Engenharia Mecânica. Foi orientador de teses de mestrado e doutorado, além de pesquisador, executor, coordenador e consultor de vários projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico para órgãos de governo e empresas, estatais e privadas.