Solange Jobim e Souza

Possui pós-doutorado pela Université de Vincennes - Saint Denis, Paris 8 (2016), tendo realizado Estágio Sênior, com auxilio da CAPES, durante o período (10/2015 a 30/04/2016). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). Atualmente é professora adjunta aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, juventude, linguagem, subjetividade, educação, cultura, memória social e epistemologia das ciências humanas, com ênfase sobre a utilização de aparatos audiovisuais na produção do conhecimento. Coordena, desde 1998, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS). Em 2011, criou o Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC), que integra os Departamentos de Psicologia e o Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão. Publicações em destaque:Histórias de Vida e Memória Social, Rio Books/FAPERJ, 2016. Infância e Linguagem, Papirus, Campinas, 13a edição, 2014. Política, cidade, educação: Itinerários de Walter Benjamin, Contraponto/PUC-Rio, 2009. Tecnologias e modos de ser no contemporâneo, Editora 7 Letras, RIO DE jANEIRO, 2010; Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura, 7Letras, Rio de Janeiro, 2a edição, 2005; Educação e Pós-modernidade, 7Letras, Rio de Janeiro, 2003; Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. Cortez, São Paulo, 2003; Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação, Ática, São Paulo, 2a edição, 2003; Mosaico: imagens do conhecimento, Rios Ambiciosos/Contracapa, Rio de Janeiro, 2000.