Disciplinas
A Manutenção e os Processos de Negociações na Organização
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Aplicabilidades de Gestão de Ativos em Sistemas de Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Aplicações de Iot e Iiot na Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Apresentar conceitos sobre o que é a IoT e a IIoT, premissas para a aplicação da tecnologia, demonstrar casos práticos de aplicação da tecnologia.
Compliance e Governança Corporativa na Gestão de Ativos
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Fundamentos da Gerência (Cultura) de Compliance na Gestão de Ativos; Normas Sugeridas e Aplicáveis; Indicadores e Referencias Mundiais; Modo de Organizar (Implantação); Modo de Fazer (Implementação); Prestação de Contas e Implantação de Indicadores ESG na Gestão de Serviços;
Cultura de Segurança e Ciência do Risco
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
A Cultura de Segurança e seus aspectos atitudinais:
- Manuais, Procedimentos, Normas; Responsabilidades dos Gestores, dos Colaboradores,
Fabricantes, Contratados e Clientes; A Organização, a Cultura da Empresa, a Liderança;
Segurança & Cultura de Segurança; Felicidade; Fatores Técnicos, Fatores Humanos e
Organizacionais
Ciência do Risco:
- Importância da consciência do risco; Tecnologia aplicada ao risco; Metodologia para
disseminação
Engenharia de Confiabilidade e Introdução à Manutenção Centrada na Confiabilidade
Módulo: 1
Carga horária: 12 horas
A disciplina iniciar-se-á com os Conceitos Básicos de Estatística e Probabilidade, necessários ao adequado entendimento dos conceitos a serem apresentados de Engenharia de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenibilidade, complementadas pela abordagem dos Fatores humanos e Risco na Manutenção, além da apresentação dos conceitos iniciais da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC).
Ergonomia Organizacional Aplicada à Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Introdução; Conceitos básicos, definições e metodologias da AET; Os campos da ergonomia, as ferramentas e possíveis escopos; a análise da atividade, ergonomia contemporânea, estudos de caso.
Estratégias de Manutenção Predial, Inspeção e Check List
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Atividade técnica com abordagens em Estratégias de Manutenção Predial, Inspeção e Check List, suas estruturas organizacionais e técnicas; Aplicabilidades em industrias, hotéis e terceirização; Elegibilidade, inspeção e avaliação das condições das instalações.
Gerenciamento de Grandes Paradas de Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Definição do escopo da Parada, importância da redução e congelamento do escopo, definição da adequada estratégia de contratação, peculiaridades e boas práticas para o planejamento de paradas, monitoramento e controle, técnicas de aceleração de prazos, boas práticas de gestão.
Gestao de Ativos e Iso 55000 (Asset Management)
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Os fundamentos do Asset Management e da ISO 55000 Introdução; Os princípios, conceitos e definições do Asset Management; Os atores da gestão de ativos dentro de uma empresa Os benefícios da implantação de uma gestão de ativos As contribuições da gestão de ativos: Sistema de gestão e norma ISO 55000 Casos concretos: apresentação de projetos de Asset Management IAMS: Avaliação interativa da maturidade Saber arbitrar entre Riscos, Custos e Oportunidades Gestão do ciclo de vida e das relações Risco/Custo, Capex/Opex; Contribuições dos métodos e ferramentas do Asset Management; Estudos de caso: apresentação de exemplos de estudos em diversos setores e nas áreas dos participantes; Exercício prático: otimizar estoque com base no Risco Consentido
Gestão de Custos Avançados de Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos ligados aos temas indicados, dentro de una sistemática que inclui exposição e exercícios práticos.
Noções básicas de custo - Introdução à gestão de custos: ativos e passivos, investimentos e despesas; Custos industriais, CAPEX, OPEX, Retorno sobre o investimento (ROI); Mudanças na estratégia na gestão dos custos de manutenção Distribuição de custos ao longo da vida do ativo Funções básicas do LCC; FEL (carregamento frontal); Custo em termos de natureza, função, cálculo e formação; Custo
de manutenção direto e indireto; Custos totais de manutenção; O escopo da manutenção na gestão de custos Custos de melhoria de manutenção Tipos de manutenção e orçamentos (Orçamento); Custo Alvo; A cadeia de valor para a gestão dos custos de manutenção; LCC vs. ROI; Momento da venda ou renovação de um ativo.
ABC/ABM - Identificação de fatores da função pivotante; A técnica de determinação do ABC; ABM - O poder das idéias em ação; As seis etapas de aplicação do ABC/ABM; Um resultado prático de identificação de atividades secundárias TOC - Teoria das restrições: A base da teoria das restrições; As etapas para o desenvolvimento da Teoria das Restrições; Confiabilidade de sistemas associados; Ações para eliminar o gargalo em um sistema
Gestão de Estratégias de Ativos
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Gestão de Talentos Humanos
Módulo: 1
Carga horária: 20 horas
Capacitar os profissionais, considerando o contexto Organizacional, a gerir Talentos Humanos, desenvolvendo habilidades interpessoais, com o objetivo de liderar, motivar, delegar, decidir e comunicar mais adequadamente com as pessoas a quem lidera e com os diversos grupos com os quais interage.
Introdução à Inteligência Artificial
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Apresentar conteúdo sobre o que é a Inteligência Artificial, conceitos básicos para sua utilização, premissas básicas para utilização da tecnologia e avaliação da viabilidade técnico-econômica de sua aplicação na empresa.
Logística Operacional Aplicada à Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Introdução; Conceitos e Estratégias corporativas; Logística Operacional Aplicada a Manutenção. Apresentação de estudo de caso nos dois dias de aula.
Lubrificantes e Lubrificação, Norma Internacional Icml 55.1
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Lubrificantes e Lubrificação, Norma Internacional ICML 55.1, Etapas para Implementar Excelência de Lubrificação, Status de Referência Ideal (ORS), Importância da Educação e Certificação de Pessoal, Controle de Poluição, Análise de Lubrificantes como Estratégia Proativa e Preditiva, Conclusões.
Otimização da Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Análise de indicadores como o Backlog para a otimização das equipes nas manutenções corretiva e preditiva. Utilização de métodos financeiros para análise de investimentos, trocas de equipamentos e análise do do Ciclo de Vida de equipamentos na Manutenção. Apresentação de casos reais e de um Jogo Gerencial utilizando estes conceitos.
Planejamento, Programação, Controle e Gestão da Manutenção - Ppcgm
Módulo: 1
Carga horária: 20 horas
Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos ligados aos temas indicados, dentro de una sistemática que inclui exposição e exercícios práticos.
Sistema de Informações aplicado à manutenção (fases de desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Manutenção)
Terminologia de manutenção (conceitos básicos e universais de terminologia e suas subdivisões com destaque para os conceitos de criticidade e prioridade)
Codificação (critérios de formação das tabelas de padronização para estabelecimento dos códigos utilizados nos sistemas informatizados incluindo a utilização de "mobiles"
Inventário e Cadastro de Ativos (estabelecimento dos conceitos de inventário e cadastro, e apresentação dos processos mais atulizados para a identificação de ativos e a interrelação com administração, materiais e arquivo técnico.
Programação de Manutenção (conceitos de Planejamento e Programação e suas composições incluindo os arquivos de instruções de manutenção. recomendações de segurança e recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento das atividades programada).
Coleta de Dados de Manutenção (apresentação dos diversos mecanismos de formação do acervo histórico da manutenção, desde os sistemas manuais até os mais modernos utilizando os recursos de seleção e armazenagem de informações em tempo real).
Índices de Gestão de Ativos - São apresentados e discutidos os conceitos e aplicabilidade dos índices utilizados para Gestão de Ativos Físicos e apresentados os critérios de composição dos relatórios. Além disso, é dada a orientação relativa a análise desses relatórios com o destaque aos pontos críticos e apresentação de propostas para a tomada de decisão pelos gestores.
Análise de histórico (que precede a análise de falhas) – Apresentação dos critérios de filtragem para efetuar a seleção de registros específicos (identificados através da indicação dos índices), ordenamento dos registros (Diagrama de Pareto) e análise de Causas e Efeitos (Diagrama de Ishikawa e Quadro de Decisões).
Índices de Gestão Financeira - São apresentados os índices utilizados na Gestão de Custos de manutenção, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentadas propostas de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, é analisada a evolução dos índices de custos de acordo com levantamentos feitos no Brasil e exterior.
Índices para Gestão de Recursos - São apresentados os índices utilizados na gestão de mão de obra de manutenção, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentadas propostas de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, são analisados os conceitos e aplicabilidade de backlog, distribuição de recursos de mão de obra,
horas de espera e qualidade na manutenção.
Revolução Industrial - a Industria 4.0 com Foco em Confiabilidade
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Apresentar conteúdo sobre a quarta revolução industrial, com foco as suas aplicações na área de manutenção e engenharia de confiabilidade. Ministrar conteúdo sobre como as tecnologias são aplicadas nas empresas, como estão o nível de maturidade das empresas e como ter os melhores resultados utilizando a indústria 4.0.
Seminário II Encontro Científico de Alunos do Exgaman
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Sensibilizar os participantes do EXGEMan a pesquisar sobre suas áreas de conhecimento na formação e na engenharia de manutenção, elevando o patamar em suas atividades, através da aplicação das metodologias cientificas, ferramentas, técnicas ou mesmo modelos teóricos que contribuam ao crescimento da Função Manutenção.
Os participantes serão orientados nas etapas de busca do referencial bibliográfico, as delimitações, as etapas do trabalho, desde a escolha do referencial teórico até as possíveis abordagens do Estudo de Caso, com as estratégias de desenvolvimento, os projetos, temas etc. Espera-se com essa disciplina, tornar claros os pontos de ação e provocar o entendimento dessa ferramenta na busca de melhores resultados operacionais nas organizações, no meio acadêmico e no crescimento do discente.
Sistemas Integrados de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
Situações práticas do interesse do Engenheiro de Manutenção. Razões para a Gestão Integrada de SMS. Panorama internacional: a crescente valorização da Segurança e Saúde no Trabalho e seu papel no Desenvolvimento Sustentável. Panorama nacional: benefícios para as organizações, a sociedade e o país da gestão efetiva de SMS. Conceitos Básicos, Gestão, Indicadores e Estatísticas de SMS. Estudo de casos de sucesso.
Sustentabilidade Aplicada à Manutenção
Módulo: 1
Carga horária: 8 horas
# A MANUTENÇÃO COMO PILAR DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:
. Conceituação:- O Triple Bottom Line / Definições / Dimensões (pilares) de caracterização;- Desafios a superar para garantir a Sustentabilidade;- Manutenção como 4º Pilar da Sustentabilidade Empresarial / Novas exigências para a Gestão / Atuação para a perenidade das organizações; Evolução histórica da Manutenção / Ambientes situacionais e expectativas quanto ao desempenho; Papel das Políticas de Manutenção para atendimento às exigências da Sustentabilidade / Alinhamento, estruturação e integração; Enfoques para garantia da Manutenção como pilar da Sustentabilidade Empresarial; Fatores de influência da Gestão da Manutenção na busca da Sustentabilidade Empresarial (Qualidade / Treinamento e Capacitação / Recursos Físicos / Liderança e Gerência / Política e Estratégias / Visão Institucional)
. Responsabilidade Social:
Conceituação ; Atuação pública e empresarial; Programas e Projetos
# ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: O Pensamento Estratégico; Cenários; Missão e Visão; Objetivos e Estratégias ;
# GESTÃO AMBIENTAL: Conceituação ; Dimensões da Gestão Ambiental; Legislação, normas e referências ; Recursos Hídricos; Gerenciamento de Resíduos; Licenciamento Ambiental; Certificação
# CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: Geração sustentável ;Consumo racional; Aspectos críticos; Projetos e Programas;
Terceirização - Contratos e seus Resultados
Módulo: 1
Carga horária: 4 horas
Introdução, conceitos básicos, a gestão estratégica dos contratos, as normas básicas dos contratos, a implantação da terceirização na manutenção, o que terceirizar? como terceirizar? as vantagens e desvantagens da terceirização, as ações para terceirizar, as restrições, alternativas e soluções na terceirização.
Tpm - Manutenção Produtiva Total
Módulo: 1
Carga horária: 12 horas
Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos ligados aos temas indicados, dentro de una sistemática que inclui exposição e exercícios práticos.
Conceitos TPM - Evolução da Manutenção até o TPM; O que é o TPM; Objetivos do TPM; Efeitos tangíveis e intangíveis do TPM; Resultados obtidos com a aplicação do TPM As seis grandes perdas; Perdas crônicas e perdas esporádicas; O OEE (Eficiência Operacional Global)
Cálculo e ações para melhorar o OEE Os oito pilares de suporte do TPM:
1) Manutenção preventiva;
2) Melhorias individuais;
3) MP e LCC;
4) Educação e Treinamento;
5) Manutenção da qualidade;
6) Controle administrativo (Os 5S - housekeeping);
7) Meio Ambiente, Segurança e Higiene;
8) Manutenção autônoma;
As 12 etapas de implementação do TPM:
1) Declaração de chefia;
2) Educação introdutória;
3) O Comitê e os Grupos de Trabalho;
4) Estabelecimento de políticas básicas;
5) Criação do Plano Piloto;
6) Início da implementação;
7) Kobetsu Kaizen (melhoria de equipamentos);
8) “Jishu Hozen” (manutenção autônoma);
9) Eficiência do equipamento;
10) Eficiência das áreas administrativas;
11) Promoção da segurança, meio ambiente e higiene;
12) Aplicação total do TPM;
Observações finais