Disciplinas
Critical Perspectives In English Language Teaching (Perspectivas Críticas no Ensino de Língua Inglesa)
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Abordagem de aspectos do ensino e aprendizagem de inglês visando o desenvolvimento da reflexão e do posicionamento crítico do professor de língua estrangeira. Análise crítica da relação entre língua, ideologia e influências sócio-culturais. Discussão das questões de gênero, raça e etnia propostas pelos PCN e de sua relação com o ensino de língua inglesa.
Introduction To Linguistics (Introdução à Linguística)
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Introdução ao estudo dos fenômenos linguísticos. O conceito de norma culta (standard variety) sob o olhar da Linguística contemporânea. Noções e conceitos gerais de base estruturalista, cognitivista/gerativista e (sócio)-interativista no âmbito da Linguística anglo-americana. A Pragmática do inglês. A relação entre a Linguística e o Ensino do Inglês Língua Estrangeira.
Issues In Applied Linguistics (Tópicos em Linguística Aplicada
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Estudo da evolução da Lingüística Aplicada e suas interfaces com áreas afins, tais como Identidade, Formação de Professores, Estudos da Tradução, Bilinguismo, Linguística de Corpus, Sociolinguística Interacional, Discurso e Media.
Issues In Research Methodology I (Tópicos em Pesquisa em Língua Inglesa I)
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Introdução a técnicas e tipos de pesquisa qualitativa e análise de várias abordagens. Estudo da estrutura básica do projeto de pesquisa, incluindo as etapas de pesquisa e o formato do trabalho. Preparação do aluno para desenvolver pesquisa qualitativa individual na área de língua inglesa.
Language Studies I: From Grammar To Grammaring (Estudos da Linguagem I: da Gramática a Grammaring)
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Abordagem do estudo da gramática através de reflexões sobre o papel da mesma na língua oral e escrita. Ênfase no verbo, incluindo modais, com especial atenção no seu uso, frequência e significado. Contextualização através da análise de textos de diferentes registros.
Language Studies II: Discourse Analysis (Estudos da Linguagem II: Análise do Discurso)
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Análise do uso e da função da linguagem em contextos específicos. Análise crítica do discurso. Multimodalidade: a relação entre o texto verbal e não-verbal.
Genre Studies (Estudos de Gêneros Discursivos)
Módulo: 2
Carga horária: 21 horas
Estudo das teorias de gênero e suas aplicações em diferentes discursos multimodais.
Issues In Language Learning And Teaching (Tópicos em Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira)
Módulo: 2
Carga horária: 17 horas
Estudo e discussão de questões centrais na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e de temas de interesse dos alunos do curso.
Literary Discourse (Discurso Literário)
Módulo: 2
Carga horária: 21 horas
O curso tem como foco a linguagem dos textos literários a partir de uma perspectiva linguístico-estilística contextualizada. Dessa forma, os usos criativos da linguagem presentes em textos literários de diferentes gêneros, assim como suas funções, são analisados durante as aulas. O objetivo principal é desenvolver a habilidade de percepção e compreensão da literariedade da linguagem de tais textos e compreender os efeitos produzidos no leitor. Busca-se promover a conscientização literária a partir da linguagem. O curso também tem como objetivo desenvolver a compreensão da pesquisa no campo da estilística e estimular os participantes a agirem como pesquisadores.
Phonology And Spoken Discourse (Fonologia e Discurso Oral)
Módulo: 2
Carga horária: 21 horas
Revisão dos aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa. Ênfase nas funções comunicativas da prosódia no discurso oral. Análise prosódico-discursiva visando à conscientização do professor e do aprendiz de língua inglesa.
Spoken Discourse (Discurso Oral)
Módulo: 2
Carga horária: 21 horas
Abordagem da fala-em-interação como fenômeno social situado, envolvendo processos complexos e dinâmicos de negociação de sentido. Interface de perspectivas analíticas macro e micro na descrição e interpretação de ações comunicativas em diferentes contextos de uso e no entendimento das relações entre linguagem e sociedade.
Written Discourse (Discurso Escrito)
Módulo: 2
Carga horária: 21 horas
Conceitos do discurso escrito. Gêneros discursivos escritos. A relação com o discurso oral. Interação no discurso escrito. O aspecto visual do texto escrito. A escrita como processo. Implicações para o ensino de produção de discurso escrito.
Affect In Language Learning And Teaching (Afeto na Aprendizagem e no Ensino de Línguas)
Módulo: 3
Carga horária: 21 horas
Análise de questões crítico-reflexivas nas relações afetivas interpessoais construídas em contextos pedagógicos e profissionais. Aspectos sociais e culturais das emoções em diferentes contextos. Desenvolvimento de estudos sobre linguagem e construção discursiva de emoções a partir de uma perspectiva socio-histórica.
Esp: Reading (Língua para Fins Específicos: Leitura)
Módulo: 3
Carga horária: 21 horas
Leitura como ato social e interacional. Processos cognitivos, afetivos e sociais que subjazem a leitura. Compreensão dos procedimentos de leitura na perspectiva da leitura instrumental. Seleção e produção de material para a sala de aula de leitura instrumental.
Exploratory Practice (Prática Exploratória)
Módulo: 3
Carga horária: 21 horas
Introdução à Prática Exploratória como trabalho reflexivo integrado à vida em sala de aula e em outros contextos. Princípios norteadores. Alunos, professores, colegas, coordenadores como ‘praticantes’ e ‘agentes’ da busca de entendimentos.
Issues In Research Methodology II (Tópicos em Pesquisa em Língua Inglesa II)
Módulo: 3
Carga horária: 24,5 horas
Reflexão sobre as questões relacionadas ao arcabouço teórico, ao desenho da pesquisa, aos métodos de análise e interpretação de dados e às técnicas para a obtenção de informação. Orientação do trabalho investigativo para a preparação da monografia.
Monografia
Módulo: 3
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Writing For Research (Produção Escrita para Pesquisa)
Módulo: 3
Carga horária: 24,5 horas
O processo de escrita em ambientes de pesquisa. Análise de conteúdo, propósito, estrutura e intertextualidade em gêneros acadêmicos escritos. Aspectos sociais, culturais e retóricos da escrita acadêmica. Foco na preparação da monografia de final de curso.