Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Introdução às noções do desenvolvimento humano. Apresentação dos diferentes métodos de estudo e das linhas de pesquisa que buscam identificar tanto a influência genética quanto ambiental. Desenvolvimento motor, neuropsicológico, cognitivo, emocional e social.
Bibliografia: BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2003. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. O mundo da criança: da infância à adolescência. 11. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. BOWLBY, J. Formação e rompimento dos laços afetivos. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Martins Fontes São Paulo, 2001.Bibliografia Complementar:
LOPES, R. F. F e LOPES, E. J. Conhecendo-se para educar. Orientação Cognitivo-Comportamental para Pais. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2015.
BRAZELTON, T. B. E SPARROW, J. D. Sono: O método Brazelton. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BRAZELTON, T. B. E SPARROW, J. D. 3 a 6 anos: Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Casos clínicos para discussão das diferentes etapas do atendimento: avaliação, tratamento e prevenção de recaídas. Diferentes modelos de atendimento envolvendo crianças e adolescentes como terapia individual, em grupo, orientação de pais e práticas preventivas.
Bibliografia:
BUNGE, E.; SCANDAR, M.; MUSICH, F.; CARREA, G. (ORGs) Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos. Novo Hamburgo : Sinopsys, 2015.
ZANONATO, A.; PRADO, L. C. Trabalhando com crianças e suas famílias: histórias terapêuticas. Nova Hamburgo: Sinopsys, 2014
DE-FARIAS, A. K. C. R. (Org) Análise comportamental clínica: aspectos teóricos e estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bibliografia Complementar:
WEBER, L. Eduque com carinho. Equilíbrio entre Amor e Limites. 5.ed. Curitiba: Juruá, 2014.
CLARK, L. SOS: Ajuda para pais. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Cognitiva, 2009.
ZANONATO, A. E PRADO, L. C. Trabalhando Crianças e suas Famílias. Casos Clínicos Ilustrados. 2ed. Porto Alegre: Sinopsys Editora, 2012.
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Breve histórico sobre o trabalho clínico com crianças e adolescentes. Exploração dos diferentes métodos usados para avaliar o público infanto-juvenil. Teoria e prática de observação, entrevista e exploração de ferramentas usadas para avaliação como diversos instrumentos psicológicos e neuropsicológicos.
Bibliografia:
CUNHA, J. A. Psicodiagnóstico V: revista e ampliada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TRINCA, W. Procedimento de desenhos-estórias: formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. 1.ed. São Paulo: Vetor, 2013.
MALLOY-DINIZ, L. F. et al. (Orgs.). Avaliação neuropsicológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Bibliografia Complementar:
SIMEÃO, S. E RODRIGUES, L. Assertividade na Adolescência. Expressando Desagrado e Recusando Pedidos. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2016.
PADESKY, C. e GREENBERGER, D. A mente vencendo o humor. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
CAMINHA, R. E CAMINHA, M. Meu caderno de Terapia. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2016.
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Histórico sobre a classificação dos transtornos mentais que acometem crianças e adolescentes. Critérios diagnósticos dos transtornos psiquiátricos da infância e adolescência segundo a DSM V. Noções básicas de psicofarmacologia.
Bibliografia:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DUMAS, J. E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
AMORIM, L.; ASSUMPÇÃO, T. Psicopatologia e desenvolvimento infantil. 1. Ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.
Bibliografia Complementar:
BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CABALLO, V. E SIMÓN, M. A. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente. Transtornos Gerais. São Paulo: Editora Santos, 2007.
CABALLO, V. E SIMÓN, M. A. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente. Transtornos Específicos. São Paulo: Editora Santos, 2007.
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
Observação de atendimento, prestado por professores supervisores, de grupos educacionais terapêuticos formados por familiares de pessoas com deficiência.
Bibliografia:
Básica:
BORSA, J. C.; BANDEIRA, D. R. (Orgs.). Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.
OSORIO, L.C & VALLE, M. E. P. do (orgs). Manual de terapia familiar: Porto Alegre: Artmed, 2009.
RIZZINI, I.; LEITE, A. D. da & MENEZES, C.D. de. Cuidado familiar e saúde mental: a atenção das famílias a seus filhos na infância e na adolescência. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Editora Reflexão, 2013.
Complementar:
JOHNSON, S. M. & WHIFFEN V. E. Os processos de apego na terapia de casal e família: São Paulo: Roca, 2012.
OSORIO, L. C. Grupoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PARKES, C. M. Amor e perda: as raízes do luto e suas complicações. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
SILVA, Marjore Cristina da; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (orgs.). Subjetividade e aprendizagem: contribuições da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. São Paulo: Hografe CETEPP, 2016.
ZORNIG, S.A-J. A criança e o infantil em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2008.
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
Diferentes modalidades de atendimento ao público infanto-juvenil. Contexto familiar, a rotina e seus estressores, fatores de prevenção como resiliência e educação socioemocional. Teoria e prática de técnicas que promovem a saúde mental como as técnicas de mindfulness e o treino de habilidades sociais.
Bibliografia:
WEBER, L. Eduque com carinho. Equilíbrio entre Amor e Limites. 5.ed. Curitiba: Juruá, 2014.
FRIARY, V. Mindfulness para Crianças: estratégias da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness. Porto Alegre: Sinopsys, 2017.
CARTER, B. E MCGOLDRICK, M. e cols. As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar: Uma estrutura para a terapia familiar. 2ed. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
Bibliografia Complementar:
KABAT-ZINN, J. Atenção Plena para Iniciantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
ALVES, J. M. e cols. Abordagens Cognitivo-comportamentais no contexto escolar. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.
NEUFELD, C. B. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: ARTEMED, 2015.
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
Histórico sobre a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada ao público infanto-juvenil. Modelo cogntivo no contexto clínico. Prática das principais técnicas cognitivo-comportamentais indicadas para o tratamento dos principais sintomas psiquiátricos encontrados em crianças e adolescentes.
Bibliografia:
BUNGE, E.; GOMAR.; MANDIL, Terapia cognitiva com crianças e adolescentes: aportes Técnicos. Casa do Psicólogo, 2001
PETERSEN, C. S. et al. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BECK, J. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Bibliografia Complementar:
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M. e GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
CLARK, L. SOS: Ajuda para pais. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Cognitiva, 2009.
STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo – comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
Histórico sobre o estudo do comportamento humano da pesquisa básica à prática clínica. Conceitos de análise funcional do comportamento e dos procedimentos de reforçamento para aquisição e manutenção de comportamentos adaptativos e procedimentos para diminuição de comportamentos inadequados. Tipos de intervenção pautados no Modelo Comportamental para diferentes quadros psiquiátricos.
Bibliografia:
CAVALCANTE, M. R. (Org) Análise do comportamento: avaliação e intervenção. São Paulo: Roca, 2008.
MOREIRA, M. B. e MEDEIROS. C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. São Paulo: Roca, 2009.
MARTIN, G. e PEAR, J. Modificação do comportamento: o que é e como fazer. São Paulo, Roca, 2009.
Bibliografia Complementar:
SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas, Editorial Psy, 1989/1995.
LEDOUX, J. O cérebro emocional. Os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
SILVARES, E. F. M. Enurese Noturna: diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Atendimento, sob supervisão, de grupos educacionais terapêuticos formados por familiares de pessoas com deficiência.
Bibliografia:
Básica:
KÄES, R. Espaços psíquicos comuns e partilhados. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. 8 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
ZIMERMAN, D. E.; OSORIO, L.C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artmed, 1997.
Complementar:
ABERASTURY, A. Psicanálise da criança: teoria e técnica. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
MINNICUCCI, A. Dinâmica de Grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
OSORIO, L. C. Grupoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2007.
YALOM, I. D. Psicoterapia de Grupo: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Módulo: 3
Avaliação final dos trabalhos monográficos.
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Modelos integrativos que propõem uma avaliação inicial e combinação entre neuropsicologia clínica e terapia cognitivo-comportamental. Planejamento e execução de uma intervenção que associa técnicas cognitivas, comportamentais e de reabilitação neuropsicológica. Discussão de casos clínicos atendidos nesta modalidade.
Bibliografia:
TISSER, L. Avaliação Neuropsicológica Infantil. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017.
SALLES, J. F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2016.
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bibliografia Complementar:
LENT, R. Neurociência da Mente e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
CAPOVILLA, F. (Org) Transtornos de Aprendizagem. 2ed. São Paulo: Memnon, 2011.
DALY, E. CHAFOULEAS, S. E SKINNER, C. H. Interventions for Reading Problems. New York, Gilford, 2005.
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Abordagem cognitivo-comportamental na escola, hospital geral, hospital psiquiátrico, justiça e ambiente esportivo.
Bibliografia:
ALVES, J. M. (Org) Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.
SANTANA, S.; DIAS, C. e OLIVEIRA, M. S. Teoria Social Cognitiva no Contexto da Saúde, Escola e Trabalho. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017.
NEUFELD, C. B. Intervenções e Pesquisa em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2014.
Bibliografia Complementar:
LISBOA, C. S. M.; WENDT, G. e PUREZA, J. R. (Org) Mitos e fatos sobre Bullying: Orientação para Pais e Profissionais. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2014.
RODRIGUES, M. Educação Positiva. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2015.
CARTAXO, V. Tecnologia: um amor quase perfeito para pais e filhos. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2016.
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Terapias de “terceira geração” no âmbito da psicoterapia de crianças e adolescentes. Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Metacognitiva e Terapia Comportamental Dialética.
Bibliografia:
HIRATA, H. P. Terapia Metacognitiva. In C.B. Neufeld, E.M.O. Falcone, B. Rangé. (Orgs.). PROcognitiva: programa de atualização em terapia cognitivo-comportamental. Ciclo 1, V.2. Porto Alegre: Artmed Panamericana, p. 45-98, 2014.
LUCENA-SANTOS, P.; PINTO-GOUVEIA, J.; OLIVEIRA, M.S. Terapias Comportamentais de Terceira Geração. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015.
MELO, W.V. Estratégias Psicoterápicas e a Terceira Onda em Terapia Cognitiva. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014.
Bibliografia Complementar:
HARRIS, R. Liberte-se: evitando as armadilhas da procura da felicidade. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
YOUNG, J. E. Terapia Cognitiva para Transtornos da Personalidade: uma abordagem focada no esquema. 3ed. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
FRIARY, V. Mindfulness para Crianças: estratégias da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness. Porto Alegre: Sinopsys, 2017.